São Paulo | 469 anos da maior metrópole do Brasil

Aniversário São Paulo

A cidade de São Paulo completa  469 anos e é o único município do Brasil a integrar o ranking de maiores do mundo. Sendo a cidade mais populosa do país, e de todo o hemisfério sul, a capital abraça 11 milhões de pessoas, das mais diversas nacionalidades e estados do país.

Não é preciso pensar muito para entender o porquê, afinal, São Paulo é mesmo um lugar especial, palco da inovação, da ciência, da junção de culturas; metrópole das celebridades, das diversidades e maior polo financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.

Quando falamos em saúde, São Paulo é referência

Consolidada globalmente como uma das maiores potências econômicas e políticas, nestes 469 anos a cidade revolucionou a saúde do Brasil e do mundo, se destacando como um dos principais polos de saúde na América Latina.

O SindHosp, maior sindicato de saúde do setor privado, representa só na metrópole mais de 15 mil estabelecimentos, dentre eles estão hospitais, clínicas e laboratórios.

Além de um setor privado com forte atuação e relevância, São Paulo é a sede de instituições dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Os serviços públicos reúnem mais de 700 estabelecimentos de saúde.

Apesar dos inegáveis desafios no horizonte do setor, a capital continua sendo a cidade que oferece a melhor estrutura em saúde do país, e uma das melhores do mundo.

Destaque internacional na saúde

Um levantamento da Newsweek (EUA), realizado anualmente em parceria com a empresa de dados Statista, apurou os 250 melhores hospitais do mundo de 2022, e dos seis hospitais brasileiros presentes na listagem, quatro estão localizados na cidade de São Paulo: o Hospital Israelita Albert Einstein, o Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina.

Segundo a revista, a capacidade contínua de oferecer atendimento ao paciente da mais alta qualidade e conduzir pesquisas médicas críticas, mesmo quando se concentraram na luta contra a Covid-19, foram pontos de diferenciação na seleção mais recente.

No âmbito das tecnologias e da saúde digital, as instituições paulistanas também se destacam. Em julho de 2022, o Fantástico acompanhou a primeira simulação de cirurgia do mundo no ambiente Metaverso, realizada no Sabará Hospital Infantil. A tecnologia promete dar mais acesso a médicos e pacientes no tratamento e cirurgias de crianças com condições complexas.

Proposta Saúde São Paulo

O SindHosp preza para que esse progresso e reconhecimento sejam contínuos na saúde da cidade e do Estado de São Paulo. A fim de aumentar a inclusão, a qualidade assistencial e promover a saúde das pessoas com mais equidade e sustentabilidade, o Sindicato ouviu mais de 100 lideranças do setor no desenvolvimento colaborativo da Proposta Saúde São Paulo.

Por cerca de 14 meses, reunimos pessoas de protagonismo na saúde paulista, realizando eventos e impulsionando o debate até lançar a primeira versão da obra, em maio de 2022, que foi entregue aos candidatos ao governo do Estado, no período eleitoral. Acesse aqui para conhecer o projeto e saber mais sobre a saúde em SP.

Aproveite o feriado para cuidar da saúde

Em comemoração ao aniversário da maior capital do Brasil, 25 de janeiro é feriado municipal. Que tal aproveitar a data para cuidar da saúde, mental e física?

Como a previsão do tempo para o dia 25 promete sol, mínima de 19º e máxima de 29º, contato com a natureza é uma opção saudável e viável. São Paulo têm mais de 100 parques, dentre eles, alguns pontos turísticos como o Ibirapuera e o Parque Villa-Lobos, que estarão abertos nesta quarta-feira, das 05h às 00h e das 5h30 às 19h, respectivamente.

Outro cuidado com a saúde que pode ser tomado no feriado é a atualização da carteirinha de vacinação contra a Covid-19. Acesse aqui e veja os pontos de vacinação abertos, amanhã.

Para ficar a par das atualizações da saúde, Convenções Coletivas de Trabalho, e orientações do SindHosp, acesse a aba ‘Notícias’ e siga o Sindicato nos demais canais de comunicação.

plugins premium WordPress