A pandemia trouxe enormes desafios, e não só para o setor da saúde. Ela colocou à prova a capacidade de resposta e de resiliência das instituições econômicas, políticas e sociais. Atentos aos desafios que a Covid-19 trouxe para toda a cadeia produtiva e econômica do setor, bem como ao momento político deste ano, com eleições majoritárias, o SindHosp deu início, em junho de 2021, ao Projeto Saúde São Paulo por acreditar que a sociedade brasileira está em um momento propício para as transformações que podem levar o SUS a um novo patamar de desenvolvimento. E a Proposta Saúde São Paulo sugere passos importantes na direção de promover e desenvolver um sistema de saúde mais inclusivo, eficaz e sustentável.
A Proposta Saúde São Pulo entrevistou e debateu, através dos encontros chamados Diálogos SP, com cerca de 100 lideranças, pesquisadores, gestores, agentes políticos, órgãos de classe, associações de pacientes, indústria, prestadores de serviços, enfim, profissionais que vivenciam diariamente a saúde nos setores público ou privado. As convergências levantadas nesses encontros por esses articuladores da saúde resultaram na versão final da Proposta Saúde São Paulo, ou seja, ela contempla a visão de todos os segmentos que pensam a saúde em nosso país.
A Rosa dos Ventos foi escolhida como símbolo do Saúde São Paulo por ser um instrumento de navegação e orientação utilizado desde o século XVI e que ajuda na tomada de decisões, principalmente quando se enfrenta dificuldades. Os 4 “pontos cardeais” do Acesso Sustentável são: Inovar, Informar, Integrar e Impactar.
Inovar: Propõe ferramentas inovadoras que podem ajudar a solucionar problemas do sistema de saúde, melhorando o acesso, a qualidade, a interoperabilidade e a equidade. Isso passa, por exemplo, pela introdução de novas tecnologias digitais, pelo incentivo à indústria, maior aproximação com universidades e centros de pesquisa e novos modelos de gestão e contratualização entre público e privado.
Informar: Tem como foco propostas com o objetivo de aprofundar a capacidade de coleta e análise de dados para avaliação de desempenho do sistema de saúde em tempo real e da saúde da população.
Integrar: Se debruça sobre um dos grandes desafios do SUS, que é a integração entre a atenção primária e os serviços de média e alta complexidade.
Impactar: Apresenta proposta para viabilizar o acesso sustentável e fortalecer as Regiões de Saúde (RS), através do investimento em redes integradas e com a utilização da saúde digital como ferramenta estrutural.
Apresentação
Assista ao vídeo de apresentação e concepção da Proposta Saúde São Paulo