Abimed debate Sunshine Act e sua possível implantação no Brasil

A Associaç&ati

Compartilhar artigo

A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed) promoveu, em 16 de maio, um debate que mexe em uma das principais feridas da área da saúde: o relacionamento entre a indústria médica e os profissionais do setor. Denominado “Indústria e profissionais de saúde: caminhos para a transparência – A legislação americana, o Sunshine Act, é uma opção para o Brasil?”, o evento reuniu representantes médicos, de planos de saúde, hospitais e da própria indústria. A mediação ficou a cargo do jornalista William Waack. 

A legislação, que vigora desde 2013 nos EUA e foi pensada durante o Obamacare, tem como objetivo tornar essa relação mais ética e transparente, especialmente quando envolve vínculos financeiros. “Dar transparência às relações na cadeia de saúde é uma tônica do trabalho da Abimed. Esse debate trará importantes subsídios para aperfeiçoar os relacionamentos no segmento que envolve a indústria e os profissionais de saúde, inclusive sobre uma possível legislação que os regulamente. Essa interação é fundamental para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e para o uso seguro e eficiente das que já existem, por isso é importante que seja transparente e ética”, destacou Carlos Goulart, presidente-executivo da Abimed, em sua fala de abertura.

A advogada americana e consultora de empresas para questões ligadas ao Sunshine Act, Katie Pawlitz, foi convidada para apresentar a lei e suas benefícios. Segundo ela, nos Estados Unidos, o ganho foi imenso. "Para participar, há um comprometimento dos hospitais e das indústrias em relatarem o governo o valor do insumos gastos e pagos. Anualmente fazemos uma revisão de todos os valores para checar o que está dentro de um padrão aceitável. O ganho para a saúde foi enorme, pois a população tem uma informação atualizada, garantindo transparência e responsabilidade, um compromisso de levar o melhor atendimento a preços justos, sem desperdício".

Para Katie, o Brasil é um excelente candidato a receber o Sunshine Act. "O Brasil já é uma grande potência e acreditamos que com a legislação poderia se tornar mais transparente, mais confiável e alavancar a saúde. Com essas informações disponíveis para consulta pública, de modo online, todos ganham".

 

 

 

Fonte: Rebeca Salgado

Fotos: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top