Lembrete: entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) termina em 31/7

A entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) 2019 referente ao ano base de 2018 termina no dia 31 de julho. A ECF está normatizada pela Instrução

Compartilhar artigo

A entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) 2019 referente ao ano base de 2018 termina no dia 31 de julho.

A ECF está normatizada pela Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013; inicialmente alterada pela IN RFB nº1.489/2014, e com a última alteração pela IN RFB nº 1.633, de 03 de maio de 2016

Obrigação acessória dentro do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a ECF substitui a antiga Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ), quanto aos tributos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A base das informações, a ser recuperada para a ECF, vem da entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), conhecida como Livro Diário, onde estão todos os lançamentos contábeis da empresa.

Utilizar o chamado “de-para”, o relacionamento entre o Plano de Contas Societário e o Plano de Contas Referencial da empresa, essencial facilitador para o envio das informações.

A obrigatoriedade é para as empresas optantes pelos regimes tributários de Lucro Real, Lucro Presumido, imunes ou isentas.

Estão dispensadas as empresas optantes do Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e as inativas.

Caso a empresa possua filiais a entrega da ECF precisa ser realizada pela matriz. As penalidades pela não entrega são multas calculadas de acordo com o regime tributário da empresa.

Observar nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECF deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras, até o último dia útil do 3º (terceiro) mês subsequente ao do evento.

Fonte: Massao Hashimoto, consultor contábil do INtruir

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top