SindHosp retoma cursos presenciais após pandemia

Diante do arrefecimento da pandemia, o SindHosp retomou seu programa de cursos presenciais. O SindEduca, área de educação continuada e capacitação do Sindicato, realizou no dia 12 de setembro último o treinamento “Recursos Humanos e Relações de Trabalho na Saúde – Como gerenciar a sua equipe nos atuais e novos modelos de trabalho?”, ministrado pela advogada Daniela de Andrade Bernardo, que é sócia do escritório Machado Nunes, pós-graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em Direito Empresarial do Trabalho pela Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP) e embaixadora das Normas Internacionais pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Realizado no auditório do SindHosp, na Capital paulista, o curso contou com a participação de 27 gestores e analistas das áreas de Recursos Humanos e Atendimento de 16 empresas de São Paulo, incluindo clínicas, hospitais e laboratórios. Com as pessoas reunidas em um mesmo ambiente durante quase oito horas, o encontro permitiu uma troca de experiências mais próxima, favorecendo a interação entre os participantes e criando condições para um produtivo bate-papo no final da jornada.

Dividido por temas em oito blocos, o curso tratou de aspectos do dia a dia das relações trabalhistas, com o relato de casos reais e a apresentação de dúvidas para diferentes situações. A docente Daniela Bernardo abriu o treinamento dando um panorama das relações trabalhistas e sindicais e apresentando os diversos aspectos das negociações coletivas, desde convenções e acordos coletivos de trabalho até o impacto da reforma trabalhista e as peculiaridades da área da saúde nas relações com colaboradores.

Novos contratos de trabalho

Os contratos de trabalho também foram tema de diferentes blocos do curso. A palestrante falou sobre modalidades como teletrabalho e intermitente, além de estágio, prestação de serviço e trabalhos eventual, parcial e autônomo, por tempo determinando ou indeterminado. Além disso, discutiu conceitos em torno da suspensão ou interrupção do contrato de trabalho, apresentou formas de rescisão de trabalho, do pedido de demissão até a dispensa sem justa causa, e trouxe exemplos de medidas disciplinares.

No roteiro do curso, a embaixadora da OIT incluiu a gestão da saúde de empregados, tratando de medicina e segurança do trabalho. Nesse bloco, destaque para o chamado limbo previdenciário, situação em que um trabalhador em situação incapacitante recebe alta da Previdência Social sem o devido aval médico, ou seja, perde o benefício do INSS e fica sem salário.

Tendência nos diferentes campos do trabalho, a atenção à mulher contou com dois blocos do treinamento. Os participantes receberam mais informações sobre o programa “Emprega + Mulheres”, do governo federal, e discutiram o “A” acrescido à sigla CIPA, ficando CIPA+A, ou Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio. Por fim, falaram sobre igualdade salarial entre homens e mulheres.

Gestão financeira

Mantendo sua tradição em capacitação, agora com o SindEduca o SindHosp já tem programados novos cursos para 2023. A expectativa é que o Sindicato sedie pelo menos dois cursos presenciais por mês e outros quatro virtuais, também mensais. Serão treinamentos divididos em quatro pilares-chave: gestão em saúde; negócios e questões técnicas; sistema de saúde; e desenvolvimento pessoal e profissional. O próximo curso, que está marcado para o dia 26 de setembro, das 9h às 17h, terá como tema “Gestão Financeira para a Área da Saúde: como promover sustentabilidade financeira na sua organização. Clique aqui para se inscrever

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,