Abimed recebe Dirceu Barbano em São Paulo

Players da saúde homenageiam dirigente

Às vésperas de deixar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o diretor presidente do órgão, Dirceu Barbano, reuniu-se com representantes do setor de produtos para a saúde, em 24 de setembro, em São Paulo, em evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed).

Barbano, que deixa o cargo em outubro depois de permanecer por seis anos na agência (desde abril de 2011 como presidente), fez um balanço da atuação da Anvisa e apresentou sua visão de futuro para a área regulatória no Brasil. Ainda recebeu uma placa da Abimed, em homenagem aos seus serviços prestados à frente da agência.

Segundo ele, o fortalecimento institucional da agência só foi possível graças à implantação do Planejamento Estratégico, que possibilitou nova estrutura organizacional e novo regimento interno. “Ganhamos transparência, diálogo e estabilidade. E só se fortalece uma organização se se possui estabilidade do ponto de vista de direção e no processo de decisão”.

Alguns resultados práticos foram o sistema eletrônico de consultas públicas, a prestação de contas no Congresso Nacional, a fila pública de processos, a implantação da TV Anvisa, entre outros.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abimed, Fabrício Campolina, por ser fortemente regulado, o setor de produtos para a saúde precisa manter um estreito diálogo com a agência – o que foi uma marca da atual gestão. “O objetivo da Abimed é construir uma agenda positiva com a Anvisa, que garanta um ambiente regulatório saudável e a busca conjunta de soluções para problemas que, se não forem bem equacionados, podem engessar o setor”, afirmou.

Na foto, da esquerda para a direita: o diretor da FEHOESP e do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto, Dirceu Barbano e José Carlos Barbério, diretor da FEHOESP, do SINDHOSP e presidente do IEPAS.