Adolescentes já apresentam sinais de varizes

Hereditariedade e ritmo de vida moderno são os principais fatores

Compartilhar artigo

No Brasil, 35% da população adulta no Brasil apresenta problemas com varizes. Em 70% dos casos, surgem antes dos 30 e 20 anos de idade, e depois aparecem as complicações.
 
Com o ritmo de vida moderno e fatores hereditários, as varizes estão surgindo cada vez mais cedo, alguns adolescentes já apresentam os sinais da doença. O número de casos atendidos ainda é pequeno porque as pessoas cometem o erro de tratar as varizes somente na fase adulta, quando as pernas começam a doer e a preocupação estética aumenta.
 
A vida moderna tem uma relação direta com a alimentação. O consumo excessivo de doces, refrigerantes e fast food prejudica a circulação e favorece o surgimento de varizes. Os pais devem proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada a seus filhos desde o nascimento, pois as crianças desenvolvem até os dois anos de idade praticamente a mesma quantidade de células gordurosas de um adulto. Se houver casos na família, o cuidado deve ser maior.
 
"Os pais devem ter a consciência de que quanto mais cedo tratar, melhores são os efeitos. O método da espuma é bastante eficaz em todas as idades. É possível tratar as varizes sem cirurgia e com ótimos resultados", afirma o Eduardo Toledo Aguiar – diretor clínico da Spaço Vascular, professor livre-docente de Cirurgia Vascular da USP, membro da ABFL – Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia (sociedade dedicada exclusivamente ao estudo das doenças venosas e linfáticas) e da Union Internationale de Phlébologie.
 
A busca por um corpo ideal e a prática de exercícios físicos em exagero é outro fator que merece atenção. "Os esportes de alto impacto ou que exigem sobrecarga muscular devem ser feitos sob orientação profissional. Indivíduos com predisposição genética devem ficar atentos ao surgimento das varizes", complementa Eduardo Toledo.
 
A prevenção é por meio de uma alimentação balanceada e o tratamento precoce são fundamentais para a saúde e a estética das pernas na vida adulta.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top