ANS publica nova edição de Atlas Econômico-Financeiro

Levantamento faz uso de uma nova metodologia gravitacional

Compartilhar artigo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga em seu site a 12ª edição do Atlas Econômico-Financeiro do setor, documento que identifica os aspectos concorrênciais da saúde suplementar no Brasil. O Atlas, que compila dados de 2016, identifica 96 mercados relevantes para as operadoras de saúde no país, levando em conta a comercialização de planos médico-hospitalares individuais e coletivos. Esses mercados abrangem 1.445 municípios, representando 80% da atuação das operadoras e mais de 80% do total de beneficiários de planos de saúde. Esses municípios cobertos pela rede suplementar compreendem ainda 60% da população brasileira.

O Atlas Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar tem periodicidade anual e mostra quais mercados de planos de saúde estão mais e menos concentrados. O levantamento faz uso de uma nova metodologia, adotada desde sua última edição, que usa como base o modelo gravitacional em vez da divisão geopolítica. 

“A produção do Atlas é uma prestação de serviço para os agentes econômicos que atuam na saúde suplementar, para o setor acadêmico e para o sistema brasileiro de defesa da concorrência. Além disso, é um importante insumo regulatório através do qual podem ser implementadas as ações de promoção da concorrência", esclarece o diretor-presidente substituto e diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Leandro Fonseca.

Segundo essa metodologia, o mercado relevante é o menor espaço geográfico em que efetivamente se dá a competição no setor. O levantamento não considera as operadoras que prestam exclusivamente serviço odontológico.

Clique aqui para acessar a publicação.

 

 

 

Fonte: ANS

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top