Sindhosp

Arena da Saúde debate os principais desafios do setor na Hospitalar 2026

Compartilhar artigo

Em meio às discussões que movimentam a Hospitalar 2026, a FESAÚDE e o SindHosp promovem, ao longo da feira, uma programação especial de debates e encontros na Arena da Saúde, espaço criado para discutir temas estratégicos ligados à gestão hospitalar, sustentabilidade financeira, inovação, tecnologia e continuidade assistencial.

Realizada no estande que as entidades dividem na feira, a iniciativa reúne lideranças empresariais, especialistas, representantes institucionais e executivos da saúde em conversas sobre os desafios enfrentados pelo setor em um cenário de aumento dos custos assistenciais, transformação digital e necessidade de maior integração entre sistemas público e privado.

 

“Paciente Único” debate integração de dados e redução de desperdícios

Um dos encontros da Arena da Saúde teve como tema “Paciente Único”, discussão conduzida por Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp, com participação de Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care – Grupo Amil, e Fábio Baptista, presidente da Unimed São José dos Campos.

Durante o debate, Balestrin afirmou que o Brasil ainda convive com um sistema fragmentado, no qual o mesmo cidadão transita entre SUS e saúde suplementar sem continuidade adequada das informações clínicas. Segundo ele, levantamento realizado pela entidade aponta que 52% dos cidadãos utilizam indistintamente os dois sistemas. “Quando esse cidadão muda de plano, aproximadamente 30% da carteira, todo ano, parte da história clínica dele simplesmente some”, afirmou. “Não existe uma pessoa única no sistema. Existem múltiplos cadastros parciais que não se falam.”

A discussão sobre Paciente Único

Balestrin também defendeu a interoperabilidade de dados como elemento central para melhorar a continuidade do cuidado. Segundo dados citados durante o painel, apenas 32% dos pacientes hipertensos cadastrados na atenção primária mantêm a doença controlada, enquanto, nos casos de diabetes, esse índice é de 28%.

Ao discutir os impactos da fragmentação na assistência, Anderson Nascimento afirmou que a superespecialização contribuiu para uma divisão excessiva do cuidado e destacou que o compartilhamento estruturado de informações ainda enfrenta barreiras culturais e operacionais. Segundo ele, o uso adequado dos dados pode reduzir desperdícios, evitar repetição de exames e melhorar a experiência do paciente.

Na mesma linha, Fábio Baptista afirmou que a fragmentação começa ainda na formação médica e ressaltou que a falta de integração entre sistemas dificulta o acompanhamento contínuo dos pacientes. “O desperdício dentro da saúde brasileira vem muito da falta de compartilhamento de dados”, declarou.

 

Sustentabilidade financeira

Outro encontro da Arena da Saúde abordou o tema “Sustentabilidade Financeira na Saúde”, em uma conversa conduzida por Larissa Eloi, CEO da FESAÚDE e do SindHosp, com participação de Diego Schanoski, superintendente regional e diretor de Negócios do Sicredi.

Larissa Eloi e Diego Schanoski

Tecnologia e inovação

O primeiro dia de programação da Arena da Saúde foi encerrado com a palestra “Inteligência, Jornada e Valor: o novo papel da tecnologia na saúde”, conduzida por Larissa Eloi e com participação de Márcio Alves, CEO da Galileu Saúde. O encontro debateu o impacto da tecnologia, da inovação e da transformação digital sobre a jornada assistencial e os modelos de gestão em saúde.

 

Confira a agenda da Arena da Saúde

A programação da Arena da Saúde segue nos próximos dias da Hospitalar 2026 com novos debates e encontros voltados aos principais desafios e tendências do setor, reunindo lideranças, especialistas e representantes de diferentes áreas da saúde. Clique aqui e conheça a programação

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da qualidade assistencial e à incorporação

Últimas Notícias

Nova diretoria do SindHosp toma posse

Em almoço realizado em 10 de junho, na Capital paulista, os novos integrantes da diretoria do SindHosp, eleitos para o triênio 2026-2029 em abril passado, tomaram posse. “Mais do que

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Scroll to Top