Curso de radioterapia destaca a evolução da técnica, em benefício dos pacientes

Evento será entre os dias 23 e 25 de outubro, no Sírio Libanês

Compartilhar artigo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) promove entre os dias 23 e 25 de outubro, a 14ª edição do Curso de Radioterapia de Última Geração e Curso de Braquiterapia da Próstata. Desde a sua primeira edição, em 2001, o evento tem o objetivo de mostrar as principais inovações e tecnologias da radioterapia disponíveis no mundo, com a participação de especialistas do Hospital Sírio-Libanês e também do exterior.
 
“O Hospital Sírio-Libanês foi o 19º serviço do mundo e o 1º da América Latina a fazer radioterapia com modulação de intensidade, que ainda é a técnica mais importante da nossa especialidade. Nestes anos, agregamos radioterapia guiada por imagem, radiocirurgia craniana e extracraniana e finalmente, chegamos à radioterapia em 4 dimensões”, explica o Dr João Luis Fernandes da Silva, chefe do serviço de Radioterapia do hospital e um dos responsáveis pela programação do curso.
 
“A radioterapia em 4D leva em conta a posição do tumor nas diferentes fases do ciclo respiratório. Vamos mostrar isso desde a obtenção de imagens por tomografia, o desenho do volume tumoral, o planejamento e o tratamento. Isso permite atingir o tumor, mas proteger de maneira mais rigorosa os tecidos normais, utilizando diferentes ferramentas e técnicas ”, completa a Dra. Cecilia Maria Kalil Haddad, que também é coordenadora do curso.
 
Para contribuir com as exposições, foram convidados dois físicos internacionais, o Dr David Stewart Gaede, do London Cancer Center, e o Dr Quentin Diot, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O curso também contará com a participação da Dra Laura Dawson, do Princess Margaret Hospital, de Toronto, que irá falar sobre radioterapia em tumores do trato gastrointestinal.
 
A 14ª edição do Curso de Radioterapia de Última Geração e Curso de Braquiterapia da Próstata é destinada a radio-oncologistas, físicos, residentes, aprimorandos, técnicos em radioterapia, estudantes e todos os profissionais envolvidos com a especialidade, que desejam rever sua prática profissional, adquirir e gerar conhecimento, além de inovações relevantes e aplicáveis em saúde.
 
O curso coincide com a realização do milésimo caso de braquiterapia da próstata pelo Serviço de Radioterapia do Hospital.
Durante o evento, serão ainda apresentadas as novas tecnologias empregadas no controle da braquiterapia (incluindo monitoramento por ressonância magnética) e discutidos os próximos investimentos do Hospital na Radioterapia.
 
A programação ainda conta com dois mini-cursos: radioterapia hipofracionada de próstata e radioterapia em vértebras.
 
Serviço:
Evento: XIV edição do Curso de Radioterapia de Última Geração e Curso de Braquiterapia da Próstata
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo-SP

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top