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Curso do SindHosp desvenda novo manual da ONA

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O SindHosp realizou, nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, o curso “Desvendando o Novo Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA)”. Cerca de 20 participantes, entre gestores, profissionais da qualidade e equipes multiprofissionais, tiveram acesso às mudanças e exigências da nova versão do manual. Foram explorados temas como liderança e governança, sustentabilidade, jornada do paciente e integração dos serviços hospitalares, a fim de fortalecer a gestão da qualidade, a segurança do paciente e a sustentabilidade das instituições de saúde.

A gerente Operacional da ONA e docente do curso, Gilvane Lolato, ressaltou a necessidade de a organização conhecer o perfil da população que atende, levando em conta características demográficas, sociais, epidemiológicas e culturais. “Esse conhecimento deve ser utilizado para planejar, adaptar ou direcionar os serviços e ações assistenciais, de forma equitativa, oportuna e coerente com as reais necessidades locais”, defendeu.

Um plano de gerenciamento de riscos – organizacionais e assistenciais – deve ser estruturado e implementado pelas empresas. “Esse processo de gestão de riscos gera resultados concretos e sustentáveis por meio de ciclos de melhoria contínua”, ensinou Gilvane Lolato. A implementação de protocolos clínicos, assistenciais, gerenciados e de segurança também foi abordada e é parte, entre outros tópicos, das estratégias de segurança do paciente.

A responsabilidade socioambiental da organização também ganha relevância. A sustentabilidade precisa ser incorporada à estratégia institucional e de governança. Para isso, os estabelecimentos de saúde podem avaliar e planejar a redução das emissões de gases do efeito estufa, focar na diminuição de desperdícios e priorizar compras sustentáveis, fortalecer a resiliência contra emergências climáticas e comunicar de forma transparente a estratégia ambiental da organização para a sociedade e partes interessadas.

Jornada do paciente

As organizações devem compreender e estruturar os seus processos assistenciais sob a perspectiva de quem recebe o cuidado. De acordo com o novo manual da ONA, a jornada do paciente abrange desde a percepção de sintomas até o término do acompanhamento, passando pelas fases de busca por atendimento ou agendamento, acolhimento, atendimento, diagnóstico, tratamento e continuidade do cuidado. Essa abordagem visa fortalecer a visão sistêmica, o cuidado integrado, continuado e a segurança em cada ponto de contato, contribuindo para a melhoria da experiência do paciente e a redução de riscos. A jornada deve ser conhecida, respeitada e monitorada por todas as equipes, incluindo corpo clínico e multidisciplinar, considerando a diversidade dos públicos atendidos.

O manual ainda detalha os requisitos transversais da jornada do paciente (Subseção 2.27), que se vinculam diretamente ao nível de maturidade institucional, incluindo segurança do paciente, tomada de decisão compartilhada, inclusão, melhoria contínua e cuidado centrado na pessoa. O manual ainda traz diversas outras subseções, que tratam especificamente de cada processo, como serviço ambulatorial (2.7), serviços de internação (2.13), serviços de cuidados intensivos (2.14), serviços de atendimento cirúrgico (2.15), serviços de atendimento neonatal (2.17), serviços de assistência oncológica e terapia (2,19), entre outros. Estes são apenas alguns tópicos abordados durante o curso “Desvendando o Novo Manual da ONA”, visto que o material é extenso e detalhado.

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