Curso sobre Saúde e Segurança do Trabalho fala de Gestão do Fator Acidentário de Prevenção

Compartilhar artigo

O SindHosp realizou em sua sede o curso presencial “Saúde e Segurança do Trabalho – Como a Gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) impacta nos custos da sua empresa”. Com auditório cheio e duração de oito horas, o evento contou com a participação de 33 participantes, entre coordenadores e engenheiros técnicos de segurança do trabalho, advogados, médicos, gerentes analistas e psicólogos ocupacionais. A Gestão do FAP é um dos melhores argumentos para obter os recursos necessários para implantar as medidas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

O curso foi ministrado pelo engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Henrique Fernandes Preuss. Consultor em Segurança do Trabalho desde 2013, ele se tornou perito em insalubridade e periculosidade e especialista em tributos de SST. Preuss atua como engenheiro de segurança do trabalho na área hospitalar desde 2018 e, atualmente, é integrante do Grupo Técnico de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) do SindHosp.

Custos operacionais e conformidades

Em sua explanação, o docente elencou os principais tributos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), apresentou soluções para reduzir custos operacionais, ensinou formas de garantir conformidade com a legislação e mapeou o impacto financeiro da segurança do trabalho nas organizações. Os tópicos do curso foram: introdução aos tributos relacionados à SST; acidentes do trabalho – conceito legal; enquadramento das alíquotas (GIILDRAT) e atividade preponderante; metodologia de cálculo do FAP; FAP – consulta, cálculo, impacto financeiro, entendimento dos dados; caracterização da aposentadoria especial; oportunidades de melhoria e contestação de benefícios; e Nexo Técnico Previdenciário (NTP) e gestão de afastamentos.

Na avaliação dos organizadores, foi um momento muito rico para que todos pudessem sanar suas dúvidas e se capacitar neste universo da Saúde e Segurança do Trabalho. Para saber mais sobre educação continuada em saúde, conheça o SindEduca, a área e plataforma de educação do SindHosp. Clique aqui e acesse o site.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top