Curso sobre Saúde e Segurança do Trabalho fala de Gestão do Fator Acidentário de Prevenção

Compartilhar artigo

O SindHosp realizou em sua sede o curso presencial “Saúde e Segurança do Trabalho – Como a Gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) impacta nos custos da sua empresa”. Com auditório cheio e duração de oito horas, o evento contou com a participação de 33 participantes, entre coordenadores e engenheiros técnicos de segurança do trabalho, advogados, médicos, gerentes analistas e psicólogos ocupacionais. A Gestão do FAP é um dos melhores argumentos para obter os recursos necessários para implantar as medidas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

O curso foi ministrado pelo engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Henrique Fernandes Preuss. Consultor em Segurança do Trabalho desde 2013, ele se tornou perito em insalubridade e periculosidade e especialista em tributos de SST. Preuss atua como engenheiro de segurança do trabalho na área hospitalar desde 2018 e, atualmente, é integrante do Grupo Técnico de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) do SindHosp.

Custos operacionais e conformidades

Em sua explanação, o docente elencou os principais tributos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), apresentou soluções para reduzir custos operacionais, ensinou formas de garantir conformidade com a legislação e mapeou o impacto financeiro da segurança do trabalho nas organizações. Os tópicos do curso foram: introdução aos tributos relacionados à SST; acidentes do trabalho – conceito legal; enquadramento das alíquotas (GIILDRAT) e atividade preponderante; metodologia de cálculo do FAP; FAP – consulta, cálculo, impacto financeiro, entendimento dos dados; caracterização da aposentadoria especial; oportunidades de melhoria e contestação de benefícios; e Nexo Técnico Previdenciário (NTP) e gestão de afastamentos.

Na avaliação dos organizadores, foi um momento muito rico para que todos pudessem sanar suas dúvidas e se capacitar neste universo da Saúde e Segurança do Trabalho. Para saber mais sobre educação continuada em saúde, conheça o SindEduca, a área e plataforma de educação do SindHosp. Clique aqui e acesse o site.

Artigos Relacionados...

Convencoes Coletivas

Firmada CCT com o sindicato dos médicos de Taubaté

Informe SindHosp Jurídico nº 116-A/2024FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM SINDICATO DOSMÉDICOS DE TAUBATÉ, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024 A 31 DEAGOSTO DE 2025.Informamos que o SindHosp firmou

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top