Desafio da saúde suplementar é proporcionar serviços de qualidade

Para presidente da ANS, é preciso criatividade para lidar com a crise

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o médico pediatra José Carlos Abrahão, esteve em São Paulo para um evento entre os associados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), lideranças de instituições empresariais, além da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a Associação Médica Brasileira (AMB), no dia 9 de setembro.

Na avaliação de Abrahão, o principal desafio de sua gestão é proporcionar uma saúde de qualidade, com acesso para toda a sociedade em um sistema sustentável. “Nós lidamos com um bem que não se pode mensurar que é a vida humana. Com a mudança do perfil socioepidemiológico da população, as necessidades da nossa sociedade são cada vez maiores. A meta é oferecer uma assistência da melhor qualidade, mais segura, mais humanizada e com sustentabilidade”, declarou.

Na opinião do dirigente, o órgão regulador tem que estar com os olhos voltados às necessidades dos clientes e pacientes, e procurar defender e viabilizar esses direitos com muito respeito e equilíbrio.

Ao ser inquirido sobre os cortes anunciados pelo governo federal para a saúde, o presidente das ANS reiterou que as demandas nos custos da saúde são universalmente sempre maiores. “Uma saúde de qualidade, com os melhores hospitais, médicos, novos tratamentos e incorporação das tecnologias mais recentes, obviamente possui um custo inerente ou relacionado. É preciso conviver com este cenário e gerenciar estes recursos da melhor forma possível”, frisou.

Sobre os efeitos da crise econômica para a medicina laboratorial e à saúde como um todo, Abrahão comentou que a situação traz, num primeiro momento, um impacto na taxação do dólar e que a medicina depende muito desse fator. Na análise do presidente da Agência, os brasileiros devem enfrentar a crise com criatividade.
Já com relação ao papel da saúde suplementar, Abrahão destacou a grandeza do sistema nacional de saúde do País, mas advertiu que o Brasil deve evitar desperdícios em prol dos melhores resultados.

A presidente da Abramed, Claudia Cohn, agradeceu a presença do diretor-presidente da ANS e ressaltou o trabalho e a união dos associados da entidade, que conferem ao setor, sustentação e participação nas normas regulatórias definidas e que são operacionalizadas no dia a dia. “Estamos felizes e honrados em receber o novo dirigente da ANS, já que acompanhamos de perto a sua trajetória profissional. Apoiamos e confiamos em seu trabalho e de sua equipe na agência e sabemos que sua gestão será voltada em primeiramente, ouvir, e, com o equilíbrio que o setor merece, dar direcionamento às atividades com todos os players do setor e foco centrado no paciente. Na Abramed somos apartidários e continuaremos exercendo nossa missão de trabalhar arduamente para o segmento, ouvindo, participando dos grupos do trabalho e reivindicando quando for preciso”, concluiu.