Estrangeiros falam sobre automação e robótica

Alemães e italianos dividiram experiências durante CISS

“Automação e robótica para mais eficiência na saúde” foi o tema escolhido para o tema do Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS), evento que acontece durante a Hospitalar Feira+Fórum, que está ocorrendo em São Paulo, no Expo Center Norte.

A terceira mesa do primeiro dia de congressos trouxe como tema “O futuro e a experiência da automação e da robótica nos hospitais e no sistema de saúde da Itália”. O médico Achille Manfredi Luongo, diretor médico de Policlinico Gemelli di Roma, contou que a casa de saúde tem mais de 50 anos de experiência, e expertise em oncologia cirúrgica.

Luongo explicou que o hospital está aprimorando seus processos. A ação mais recente foi a instalação, em salas cirúrgicas, de cestos de lixo capazes de realizar identificação por radiofrequência, por meio de etiquetas RFID. O sistema está ligado a um software de gerenciamento de estoques, e também auxilia na checagem da enfermagem após os procedimentos.

A quarta e última mesa do primeiro dia do evento trouxe a experiência alemã ao público presente no CISS. Thomas Friese, vice-presidente para Inovações e Serviços Digitais da Siemens Healthcare Imaging & Therapy Systems apontou o caminho que a empresa está seguindo: em breve, a companhia irá coletar dados de equipamentos de todo o mundo, afim de dividir informação e melhorar os fluxos de trabalho. “Teremos informações e poderemos tirar média sobre os pacientes e as necessidades de exames de imagem”, afirmou.

Já o médico Armin Schneider contou sobre as pesquisas realizadas no MITI, instituto de pesquisas fundado em 1990 que visa unir a ciência de base de universidades com a ciência avançada nos hospitais. “Os engenheiros trabalham em conjunto com médicos para entender quais as reais necessidades”, afirmou.

Schneider explicou que o MITI está trabalhando para que a interface de uso de sistemas de controle em centros cirúrgico seja feito através de tablets. No entendo, ele alerta: “a tecnologia de controle de equipamentos por voz ainda vai demorar”.

O CISS é fruto de parceria entre a Confederação Nacional de Saúde (CNS), a Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), a Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), o SINDHOSP e o Iepas.

FOTO: Leandro Godoi