Freud é homenageado no dia em que faria 160 anos

Pai da Psicanálise recebeu homengem de site de buscas por suas ideias sobre a mente humana

Compartilhar artigo

Conhecido como o pai da psicanálise, Sigmund Freud faria 160 anos neste dia 6 de maio. Falecido em 1939, o médico austríaco foi homenageado pelo site de buscas Google na página principal. Na imagem o rosto de Freu simboliza a ponta de um iceberg e todo o resto o subconsciente, relembrando uma parte da teoria na sua obra mais conhecida, A Interpretação dos Sonhos. 
 
Suas ideias e estudos deram início a conceitos que conhecemos hoje como consciente, subconsciente, repressão psicológica e libido, entre outros. Freu também foi adepto da hipnose para acessar conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria e sua obra fez surgir uma nova concepção do ser humano: um ser dotado de razão imperfeita influenciados por seus desejos e sentimentos. Foi o criador dos conceitos de ego (com foco na realidade), id (impulsos mais primitivos) e superego (função de controlar os impulsos do id). 
 
Começou seus trabalhos com hipnose e uso de drogas, mas após conversas com outros profissionais, como Josef Breuer, e a percepção de que alguns medicamentos poderiam ter efeitos colaterais graves, deixou de lado esses mecanismos e passou a adotar uma nova metodologia chamada psicanálise, que consiste na cura pela fala, interpretação de sonhos e livre associação, dando início a uma nova era na concepção de saúde mental.

Artigos Relacionados...

Artigos

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top