Gestão de custos é fundamental para Clínicas

Congresso leva esclarecimentos valiosos para o setor

A gestão financeira e de custos das empresas de saúde foi o tema do segundo painel do 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde, realizado na manhã do dia 20 de maio.

O palestrante Luiz Fernando Forni, diretor do Grupo Santa Celina (SP), falou dos aspectos dessa gestão, destacando a importância do fluxo de caixa para as empresas. “O fluxo de caixa é muito importante, pois é o centro dos resultados para a tomada de decisões financeiras”, afirmou.

Forni lembrou da importância de se ter profissionais especializados em gestão financeira, pois eles são capazes de “fazer a análise financeira dos registros e demonstrativos, a elaboração do fluxo de caixa e a análise econômico-financeira das alternativas de investimentos”, por exemplo.

Lembrou ainda que todos os colaboradores da organização devem estar envolvidos com o planejamento das finanças. “Todos têm de estar comprometidos com o planejamento financeiro na empresa, pois é uma engrenagem só. E tudo isso vai refletir no caixa”.

Iniciativa do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), o Congresso de Clínicas continua no período da tarde, com temas como marketing digital e gestão de pessoas.

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,