Gestão de custos é tema de evento em São Paulo

Health Costs Summit debate administração na saúde

Compartilhar artigo

Não é de hoje que os custos são as maiores preocupações do ambiente hospitalar. Para os administradores de saúde o tema passou a ocupar um papel decisivo em suas gestões. Pensando nisso, o grupo Next Business Mídia, com apoio do SINDHOSP, da FEHOESP e das principais entidades de saúde, organizou o Health Costs Summit, evento que põe em cheque as principais dúvidas e necessidades do setor. Divido em dois dias (19 e 20 de agosto), o foco principal foi a gestão de forma rentável e sustentável, permeando a cultura das organizações.

Com palestras, debates, casos práticos e conferências, o evento reuniu os players do setor em prol da estruturação, implantação e incorporação de uma gestão de custos ligados a tecnologia, eficiência e pro atividade. Destaque do primeiro dia, o debate “Custos x Qualidade – Potencialize sua rentabilidade de maneira sustentável” chamou a atenção pelos exemplos apresentados. Claudia Laselva, gerente de pacientes internados do Hospital Albert Einstein; Horácio Fernandes, diretor administrativo financeiro do Hospital de Criança de Brasília e Carla Assis, coordenadora de qualidade do Hospital Santa Marcelina Vasconcelos, trouxeram o dia-a-dia de suas gestões.

“O mais importante exemplo que queremos deixar é a capacidade de redução de custos através da diminuição do tempo de internação do paciente”, afirmou Claudia, no início do painel. “Com uma gestão participativa e pensante em prol da administração do hospital, conseguimos transformar nosso atendimento e consequentemente reduzir os custos com gastos desnecessários. Além disso, temos como dado hoje que mais ou menos 5% dos leitos estão sendo ocupados de forma errônea”, acrescentou. “É fundamental que o médico nos passe uma previsão de alta do paciente para que possamos manter o controle sob os procedimentos realizados”.

“No caso de um hospital com convênios OSS, como o nosso, é ainda mais importante estar de olho na gestão de custos. Já começamos nosso mês com um orçamento programado e depois é nosso dever prestar contas com bons resultados”, explicou Horácio. “Graças a uma boa administração estamos conseguindo, inclusive, expandir o nosso atendimento e aumentar o número de crianças e adolescentes que passam pelo hospital”, conclui.

O segundo dia de evento aborda a gestão na saúde suplementar e os desafios e oportunidades para o futuro na saúde. Entre os convidados, representantes do Rede D’Or, Hospital Samaritano e da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) como destaque.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top