Gonzalo Vecina diz: “Pandemia e desgoverno vão atrasar financiamento do SUS nos próximos anos”

O médico sanitarista dialogou ao vivo sobre os lapsos na atuação do Governo do Estado durante a pandemia

Compartilhar artigo

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, mediou na noite desta última quinta-feira mais uma importante entrevista para a construção da proposta Saúde São Paulo. O médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina, dialogou ao vivo sobre os lapsos na atuação do Governo do Estado durante a pandemia e os bastidores da sua experiência na criação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante do atual contexto do setor em São Paulo, para Vecina, é necessário repensar o sistema de saúde, tentando-o reconstruir de estado em estado. “A atenção primária, secundária e terciária devem ser pensadas na integralidade, o que depende do funcionamento adequado da hierarquização”, acrescenta Vecina.

 

 

Neste ano, segundo levantamento da Datafolha, o SUS foi apontado pela primeira vez entre os paulistanos como o melhor serviço público da cidade. Esse resultado, para Vecina, pode ser justificado em razão das emergências que a pandemia desenvolveu e consequentemente, a surpresa da população diante do desastre sanitário.

Avaliando o futuro desse sistema, a concepção do médico sanitarista não é positiva. “A pandemia e o desgoverno que estamos vivendo vão atrasar o financiamento do SUS em pelo menos dois governos. Até lá, vamos passar um tempo de desfinanciamento”, prevê.

Com o avanço dos diálogos com referências da saúde, a previsão do SindHosp é finalizar a construção da proposta até fevereiro/2022. “Estamos fazendo um esforço muito grande para que nossa entidade, que possui um desenho sindical, possa entregar essa proposta cidadã que tanto reforça nossa personalidade associativista”, detalha o presidente, Francisco Balestrin.

O próximo convidado do SindHosp a participar do talk show será o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na próxima terça-feira (19/10). As inscrições para acompanhar o diálogo ao vivo são gratuitas e para participar, o público deve fazer a inscrição pelo link.

 

Veja as fotos do evento aqui

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top