Grupo Técnico de Saúde discute Qualidade Assistencial 

qualidade assistencial
Participação de médicos é apontada como peça-chave nos debates sobre o tema

Compartilhar artigo

O SindHosp deu início aos encontros do Grupo Técnico Qualidade Assistencial, um GT criado para auxiliar gestores médicos, corpo clínico, equipes assistenciais e de enfermagem e disseminar o uso das melhores práticas, fomentando resultados assistenciais de excelência. 

Com coordenação de Helidea Lima, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, o novo grupo reuniu mais de 40 profissionais na modalidade on-line, pela plataforma Zoom, em 18 de abril.

Nesse primeiro contato, o Sindicato convidou João de Lucena Gonçalves, da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina, para falar sobre os 10 Anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente e comentar os tópicos:

  • A importância da Qualidade na Segurança do Paciente;
  • A segurança dentro da qualidade.

“O sistema de saúde precisa ser remodelado para prover segurança no cuidado. Toda a cadeia deve ser envolvida nesse processo de prevenção para evitar erros médicos e eventos adversos”. 

“Os incidentes sem lesão e os ‘quase erros’ são alertas de que o sistema precisa ser analisado para identificar falhas de barreira”.

“O trabalho isolado não transforma o sistema”, afirmou o especialista.

Entre as reflexões, a coordenadora do GT considera que há um longo trajeto a ser percorrido para alcançar as metas do Programa.

“Temos muito o que melhorar, notificações, análises… se não fizermos nada, a chance de repetir é total, por isso precisamos implantar as metas e enfrentar os desafios”, disse, reiterando que as mudanças necessárias ao sistema só vão acontecer quando o médico estiver incluso na discussão de qualidade e segurança. 

“Porque o médico é tomador de decisão e é assim que vamos conseguir implementar as barreiras necessárias”.

Helidea reforçou também a importância de criar uma cultura de segurança na organização e empoderar a equipe, para que todos estejam atentos e se manifestem ao identificarem a mínima possibilidade de insegurança.

Nossas reuniões de Grupo Técnico são mensais, gratuitas e abertas às perguntas ao vivo. Cadastre-se aqui e faça parte dessa nova rede de networking, debates e conhecimentos sobre a qualidade assistencial na saúde. 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Francisco Balestrin assume presidência da Fehoesp

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, tomou posse, no dia 1º de março, como presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Scroll to Top