O que é
Guia de Ações São Paulo Saudável
Iniciativa que foi idealizada com o intuito de contribuir para a construção de uma agenda inovadora e positiva, que leve a uma melhor organização e gestão do sistema de saúde municipal de São Paulo e que atenda às necessidades da população paulistana.
Outras Motivações
Uma iniciativa em prol da saúde e da cidadania
Decisões baseadas em dados
Apresentar as principais tendências e diretrizes que levem a políticas públicas fundamentadas em dados, planejamento estratégico e ações coordenadas.
Compromisso com a saúde
Despertar o compromisso coletivo com a construção de um sistema municipal de saúde mais equitativo, integral, eficiente e sustentável.
Políticas de saúde
Buscar a implementação de políticas públicas de saúde que garantam acesso, resolutividade, qualidade assistencial e uma vida mais digna para os paulistanos.
Papel social
Realçar o importante papel social da saúde no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Debate qualificado
Fortalecer e qualificar o debate político.
Inovação na gestão
Propor ações inovadoras e eficientes para melhorar a gestão da saúde.
Saúde em São Paulo
Por que São Paulo?
Com 11,4 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo é a maior cidade do país e da América Latina. Ela concentra 25,5% da população do Estado (mais de 44 milhões) e 5,6% da população brasileira. Pela sua dimensão populacional e territorial, os distritos e bairros da cidade apresentam indicadores sociais e de saúde bastante diversificados. Por isso, São Paulo é um espelho. As medidas implementadas na área da saúde na Capital servem de exemplo para outras regiões do país.
Por que agora?
Em 2024, os brasileiros irão às urnas escolher o gestor ou gestora que estará à frente da Prefeitura no período de 2025-2028. Trazer a saúde para o centro do debate político evidencia o papel imprescindível que o setor desempenha para que a cidade, os Estados e o Brasil alcancem o tão almejado desenvolvimento socioeconômico.
A quem se destina
Candidatos à Prefeitura da Capital paulista, assessores, entidades representativas da sociedade civil e formadores de opinião.
Entidades Responsáveis
Realização
Correalização
Apoio Institucional
Nossas Motivações
Legados da saúde
Uma síntese da série especial do videocast Papo da Saúde, intitulada Legados da Saúde, disponível no canal do Youtube @sindhosp oficial. As entrevistas nasceram com o objetivo de ouvir os que ocuparam o cargo máximo da saúde no país sobre suas experiências no exercício da função, desafios, ideias e aspirações para que futuros secretários municipais de Saúde possam compreender o quão complexo e importante é assumir a missão de cuidar da saúde das pessoas. Foram entrevistados os ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão, Arthur Chioro, Luiz Henrique Mandetta e Marcelo Queiroga.
Introdução
A organização eficaz do sistema de saúde municipal é fundamental para garantir o acesso universal aos serviços, promover a prevenção, prover o cuidado e responder de forma ágil e eficiente às demandas da comunidade em múltiplos setores. O texto explica como o Guia está organizado.
Estrutura
Para o planejamento estratégico do ecossistema municipal de saúde de São Paulo, o Guia propõe uma abordagem dividida em quatro eixos de ação:
- Diagnosticar
- Planejar
- Promover + Prevenir
- Cuidar
Agendas prioritárias
Essa agenda não representa um desafio apenas para São Paulo, mas para o mundo. O Brasil é signatário, desde 2015, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e vários estão relacionados direta ou indiretamente com a saúde. No Guia, essas agendas estão organizadas dentro dos quatro eixos estratégicos apresentados, visando facilitar a compreensão e ilustrar os recursos que podem ser utilizados em cada um deles para aprimorar as políticas públicas voltadas a essas prioridades. São elas:
- Doenças crônicas
- Saúde mental
- Envelhecimento saudável
- Controle de epidemias
Desafios comuns e como superá-los
O Guia elenca, por áreas, quais são esses desafios e apresenta ações capazes de superá-los ou, no mínimo, amenizá-los. São eles:
- Governança
- Judicialização
- Gestão e eficiência
- Educação e tecnologia
Visão de futuro
A visão ampliada e transversal trazida no Guia conduz a uma trilha que quebra paradigmas e direciona São Paulo para a criação de comunidades inteligentes de saúde. Gestores comprometidos com o futuro devem desenvolver sistemas que deixem de se concentrar apenas no diagnóstico e tratamento de doenças e passem a apoiar a qualidade de vida por meio de ações integradas e multissetoriais.
Próximos Passos
Debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo
As entidades idealizadoras do Guia de Ações São Paulo Saudável – Transformando Comunidades, Cuidando de Pessoas estão agendando encontros com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo para apresentar as diretrizes propostas e debater alternativas para melhor estruturar, gerir e direcionar a saúde da Capital paulista.
Acompanhe no site do SindHosp as datas e coberturas desses encontros.