HCor conquista recertificação dos programas de infarto e insuficiência cardíaca

Hospital foi o 1º do país a receber a acreditação da JCI para estes programas

Compartilhar artigo

O Hospital do Coração (HCor) acaba de receber a segunda certificação para os programas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Insuficiência Cardíaca (IC) de qualidade de um dos órgãos mais importantes do mundo, a Joint Commission International (JCI). O HCor foi o primeiro hospital do país em 2013 a receber a acreditação da JCI para estes programas, sendo recertificado neste mês. Isto confirma a qualidade e segurança na assistência para os seus pacientes durante a internação e após a alta hospitalar.
 
Os programas de cuidados clínicos do HCor têm como objetivo oferecer um tratamento multidisciplinar especializado aos pacientes, baseado no que há de mais atual na prática clínica. Estes programas beneficiam o paciente por meio do cuidado integrado e contínuo com o acompanhamento pós alta, que educa não apenas o paciente, mas também seus familiares e cuidadores para garantir um tratamento de qualidade, com segurança e eficiência na busca por uma melhor qualidade de vida.
Nos programas de IAM e IC do HCor, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros atuam de forma integrada a fim de melhorar os resultados dos tratamentos, no qual reduz o tempo de internação e a mortalidade servindo de apoio aos médicos dos próprios pacientes.
 
No acompanhamento pós alta hospitalar, os pacientes são estimulados a manter a sua aderência ao tratamento e promover mudanças saudáveis de hábitos de vida. Os pacientes aprendem também a identificar sintomas precoces de descompensação cardíaca, o que traz uma segurança para eles e para os seus médicos.
Com o aprimoramento dos cuidados clínicos e atuação dos profissionais de cada área envolvida à serviço do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio, esse programa traz um aumento na sobrevida desses pacientes com melhor qualidade de vida. “Além de receberem apoio psicológico, fisioterapia e exercícios monitorados, reeducação alimentar, indicação e conselho para largar o tabagismo e todo acompanhamento quando ele receber alta hospitalar”, explica Leopoldo Piegas Coordenador do Programa de Cuidados Clínicos para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio do HCor.
 
De acordo com o cardiologista e Coordenador do Programa Clínico de Insuficiência Cardíaca do HCor, Felix Ramires, um atendimento multidisciplinar coordenado e efetivo junto ao paciente com IC e aos seus familiares, esclarece e orienta sobre a doença e seus cuidados. “O acompanhamento pós alta reforça a aderência ao tratamento e mantém em contato o paciente com a Instituição e com o seu médico para aumentar a segurança e auto monitoramento”, esclarece Ramires.
 
A disponibilização a todo o corpo clínico de um serviço especializado em IC e IAM também aumentam a aplicação das diretrizes mundiais no tratamento destas doenças da IC no que existe de mais atual no tratamento clínico e cirúrgico. “Portanto, esse esforço coordenado proporciona, sem dúvida, uma excelência no atendimento desses pacientes melhorando a qualidade de vida e reduzindo a mortalidade”, finaliza Ramires.
 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top