Hospital ABC conquista acreditação ONA nível 3

Processo de certificação da instituição começou há 3 anos

O Hospital ABC, referência em atendimento médico na região do ABC Paulista, acaba de conquistar a Acreditação Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) — mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no Brasil, que tem como objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo das instituições acreditadas.

Na prática, a acreditação garante ainda mais qualidade e segurança no atendimento aos pacientes, graças à adoção de um conjunto de padrões e protocolos preconizados pela organização, como prevenção de infecções, broncoaspiração e protocolo de cirurgia, entre outros. O hospital deve estar em conformidade com um manual de aperfeiçoamento da segurança de pacientes, médicos e colaboradores.

O instrumento para avaliação da ONA é composto por seções e subseções. Cada subseção é composta por padrões que devem ser integralmente atendidos. Estes padrões são definidos em três níveis de complexidade. O nível 1 é a segurança; o 2 é gestão integrada; o 3 é a excelência em gestão. Quando a instituição de saúde cumpre integralmente os requisitos, é qualificada na condição de Acreditada. Caso cumpra os níveis 1 e 2, conquista a Acreditação Plena. Caso cumpra todos os níveis, adquire a Acreditação com Excelência, caso do Hospital ABC.

“O principal foco do Hospital ABC é a segurança na assistência e a satisfação de nossos pacientes. A conquista e a manutenção da certificação exige um trabalho árduo e de muito empenho e dedicação de toda a equipe multidisciplinar. O Nível 3 (excelência) que conseguimos alcançar atesta a qualidade e a eficiência garantidas no atendimento aos nossos pacientes”, afirma Masao Murata, diretor do Hospital ABC.

O processo de certificação do Hospital ABC começou há cerca de três anos, quando foi criado um projeto específico para esta iniciativa. Foram implementados protocolos de segurança, novas definições dos processos estratégicos e de apoio, e a mudança da cultura organizacional do hospital. Além de um incremento no número de médicos e fisioterapeutas, também foi feita uma adequação na rotina dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros, com o objetivo de estabelecer a atuação em equipe multidisciplinar e o foco no cuidado ao paciente.