HSL comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Festa será dia 16/6 e vai homenagear os doadores mais antigos

O banco de sangue do Hospital Sírio-Libanês (HSL) celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (dia 14 de junho), com uma festa onde serão homenageados os doadores mais antigos. As comemorações referente a data serão na segunda-feira, dia 16, a partir das 19h30, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP), e contarão com a entrega de presentes e placas de honra ao mérito.

Serão homenageados os doadores individuais que completaram 10, 25, 50 ,75 e cem doações e as empresas parceiras cujos grupos de colaboradores já registraram 250, 500, 570, 1 mil, 1.500, 2 mil e 2.500 doações ao banco de sangue do hospital. A festa contará ainda com um show de mágicas e depoimentos de um doador e de um receptor do sangue.

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há dez anos, o Dia Mundial do Doador de Sangue tem por objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

Anualmente, o Hospital Sírio-Libanês recebe 12 mil doações de sangue e derivados que são utilizados nas transfusões  realizadas em pacientes internados no hospital. Cada doação pode auxiliar no tratamento de até três pacientes de alta complexidade atendidos no HSL.

De acordo com Silvano Wendel, diretor do banco de sangue do Hospital Sírio-Libanês, 85% das doações são recebidas de pessoas que já doaram sangue mais de uma vez ao  HSL.

“O ato de doar sangue é uma atitude voluntária e altruísta, que ajuda pessoas desconhecidas que estão precisando de sangue. Doar sangue não dói e não custa nada. Tão importante quanto incentivar o aumento no número de doações é o ato de homenagear e agradecer aos doadores fiéis”, afirma Wendel.

Como doadores podem se candidatar toda pessoa saudável, com idade entre 16 e 67 anos e com mais de 50 quilos. Estão impedidas de fazer a doação pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, usuário de drogas, portador de hepatites B e C, aids e seus parceiros(as). Para doar sangue, a pessoa não deve ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação.

Festa Dia Mundial do Doador de Sangue do Hospital Sírio-Libanês
Data: 16/6
Horário: 19h30
Local: IEP (Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa), localizado à rua Coronel Nicolau dos Santos, 69, Bela Vista – São Paulo