IEPAS faz balanço de cursos nos sindicatos

Associados e contribuintes puderam optar por 47 cursos e palestras

Associados e contribuintes puderam optar por 47 cursos e palestras

Cumprindo a proposta de levar atualização profissional ao setor prestador de serviços em saúde no Estado, o Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde – IEPAS fechou seu primeiro semestre como organizador dos cursos e palestras realizados nas bases dos seis sindicatos filiados à FEHOESP.

Tais eventos, que até o ano passado eram realizados de forma isolada pela Federação e o SINDHOSP, desde o início de 2013 estão exclusivamente a cargo do Instituto, entidade criada para fomentar a qualificação profissional que o setor tanto necessita. “O IEPAS surgiu para concentrar esforços e auxiliar os prestadores de serviços de saúde na capacitação de seus recursos humanos, pois o aperfeiçoamento profissional na área da saúde tornou-se uma exigência”, pontua o presidente do Instituto, José Carlos Barbério.

Os primeiros frutos já foram colhidos e a proposta de melhorar a qualificação do setor está sendo cumprida. Os cursos e palestras realizados nos primeiros seis meses de 2013 conseguiram manter o mesmo prestígio e efetividade de períodos anteriores.

Foram no total 632 participantes divididos em 47 cursos realizados pelos seis sindicatos que respondem à FEHOESP: SINDHORP, em Ribeirão Preto e região; SINDHOSPRU, em Presidente Prudente e região; SINDHOSCLAB-JUNDIAÍ, em Jundiaí e região; SINDHOSCLAB-MOGI, em Mogi das Cruzes; SINDSUZANO, em Suzano; e SINDHOSP, que representa a capital paulista e demais municípios do Estado.

“Nossos cursos foram realizados conforme estavam programados. Podemos afirmar que a mensagem do IEPAS, traduzida como uma entidade voltada, primordialmente, para os interesses dos trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios, vingou, surpreendendo a todos”, analisa Barbério.

Variedade de temas
Os cursos abrangeram diversas áreas de interesse e necessidades dos prestadores, com temas como gestão e negociação com operadoras de planos de saúde, processos de faturamento, hotelaria hospitalar, interação entre equipes e serviços hospitalares, motivação, gestão de faturamento, desenvolvimento de lideranças e atualizações sobre TISS e TUSS. Também foram abordados gerenciamento de resíduos, atendimento ao público, descrição de cargos e competências, gerenciamento de conflitos, gestão de pessoas e da qualidade, processos de coleta de sangue e segurança do paciente.

Para a escolha desses temas, foram realizadas pesquisas entre os prestadores de serviços, que também opinam sobre a necessidade de novos cursos durante a própria realização dos eventos, por meio de avaliações. Da mesma forma, este retorno possibilita o aprimoramento dos serviços prestados e confirma a receptividade dos temas abordados, que tem sido bastante positiva.

“Consultamos constantemente quais cursos atingiriam nossos objetivos, e que novas preocupações, enquanto fomentadores de qualificação profissional, devem ser melhor pesquisadas ou exploradas”, confirma o presidente do IEPAS.

Com a gestão dos eventos nos sindicatos realizada pelo IEPAS foi possível criar, ainda, mais um benefício exclusivo. A centralização das atividades permitiu a associados e contribuintes de qualquer um dos sindicatos filiados participar dos cursos e palestras realizados em qualquer base do Estado, inclusive aquelas fora de sua região original, usufruindo de descontos e gratuidades nas inscrições.

Balanço positivo
Na avaliação do presidente do Instituto, José Carlos Barbério, os números deste primeiro semestre são satisfatórios, mas podem ser melhorados em breve, já que existem 170 diferentes cargos e funções dentro do universo hospitalar. “Isso deve representar a grande proposta e oportunidade de se fazer mais e melhor para este grande setor. As expectativas do IEPAS estão centradas nos interesses dos nossos associados, por novas aberturas no sistema de ensino e pesquisa e até mesmo na educação continuada dos trabalhadores na área da saúde”, enseja.

Clique aqui e veja a relação completa dos cursos oferecidos pelo IEPAS nos sindicatos filiados à FEHOESP.

Fonte: Jornal da FEHOESP