Novo Podcast FEHOESP discute insalubridade na gravidez

O novo Podcast da FEHOESP já está no ar. Desta vez, o tema é o impacto de uma decisão do Supremo Tribunal FEderal (STF) que atinge o setor de Saúde ao impedi

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O novo Podcast da FEHOESP já está no ar. Desta vez, o tema é o impacto de uma decisão do Supremo Tribunal FEderal (STF) que atinge o setor de Saúde ao impedir que mulheres grávidas atuem em atividades insalubres. O motivo da preocupação com a matéria é que 70% da força de trabalho do segmento é composto por mulheres e além de afetar o ganha-pão das trabalhadoras, afeta as empresas que ficam desfalcadas. 

De acordo com o presidente da Federação, Yussif Ali Mere Junior, a lei teve origem em outra área laboral, mas acabou se estendendo para todos os setores e, especificamente na Saúde, tem consequências graves. "Estabeleceram a regra sem definir quem paga a conta", destaca. O assunto foi parar no STF por causa do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5938, apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e, anteriormente, o tema da insalubridade era discutido para trabalhadoras na área de mineração. 

Diante das consequências que a medida trará para o setor, a Federação está atuando no Congresso Nacional para auxiliar na criação de uma nova lei que corrija todas essas distorções. 

Saiba mais detalhes ouvindo o PODCAST FEHOESP nº 83

Outras postagens

Rolar para cima