Presidente do SindHosp faz palestra de abertura do 9º Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde

Evento aconteceu dia 20 de outubro

Compartilhar artigo

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, falou sobre “Rupturas do Sistema de Saúde e o Novo Papel dos Hospitais”, em palestra de abertura do 9º Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde, no último dia 20 de outubro, evento promovido pelo Sindicato dos Hospitais de Pernambuco e com transmissão pelo Youtube.

Balestrin lembrou que nosso modelo de atenção não é horizontalizado, ainda tem o foco na doença, e a crise trazida com a pandemia do novo Coronavírus pôs em xeque a organização do sistema de saúde brasileiro. Com o cancelamento de procedimentos e cirurgias eletivas, motivados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que as UTIs e equipamentos estivessem disponíveis para atendimento aos casos de Covid-19, hospitais, clínicas e laboratórios viram sua receita despencar. “Tivemos hospitais com taxa de ocupação de 35%. Muitos estabelecimentos estão sem caixa. Em média, os prestadores de serviços devem perder dois faturamentos mensais esse ano”, lembrou o presidente do SindHosp.

Entre os desafios e tendências para o setor, Francisco Balestrin vislumbra vários aspectos positivos. “Saúde voltou a ser assunto entre as famílias, nas escolas, redes sociais e grupos de WhatsApp, e isso é muito bom”, acredita. O empoderamento do paciente é uma vertente que tende a se intensificar; os marcos regulatórios devem ficar mais rápidos; a integração entre os setores público e privado será mais ativa; haverá maior alinhamento de interesses entre os elos da cadeia da saúde; a telemedicina veio para ficar; e surgirão novas lideranças com as características exigidas pelos novos tempos: agilidade, empatia e colaboração.

Artigos Relacionados...

Artigos

As mudanças climáticas e as ameaças à saúde

Os brasileiros ainda acompanham, atônitos, à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Em meio ao caos, movimentos de solidariedade se espalham pelo país, angariando água potável, roupas,

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top