Projeto Bússola 2015 dá início a fase de capacitação

Terceira etapa vai até o fim de novembro

Compartilhar artigo

Teve início no dia 21 de agosto, no Espaço Ellu Brasil, na capital paulista, a terceira etapa do Projeto Bússola 2015, chamada de capacitação. Promovido pela FEHOESP e pelo SINDHOSP e organizado pelo IEPAS, o Bússola é um projeto em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que este ano conta com 17 clinicas de serviços de saúde e laboratórios de diagnóstico por imagem, que estão participando do processo de acreditação da qualidade.
 
O gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, abriu o encontrou falando da importância do projeto para as clínicas e laboratórios de pequenos e médio portes. “O Bússola viabiliza para estas instituições a possibilidade de desenvolver a segurança do paciente, estabelecer estratégias, medir desempenho e identificar oportunidades de melhoria.”
 
Nesta fase, constituída por cinco módulos, que serão discutidos em sete encontros até o fim de novembro, os representantes das 17 instituições pré-selecionadas foram divididos em duas turmas: uma formada por laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem (nove estabelecimentos), que começou a capacitação no dia 21; e outra por clínicas de especialidades (oito instituições) que se reuniram pela primeira vez no dia 28 de agosto.
 
No primeiro módulo, o tema discutido foi gestão e liderança, e as aulas foram ministradas pelas enfermeiras Audrey Rippel e Thaiana Santiago, avaliadoras da ONA.
 
Os próximos encontros debaterão atenção ao paciente/cliente, diagnóstico e terapêutica, apoio técnico e abastecimento e apoio logístico. Os temas das aulas foram definidos a partir de pré-avaliações (Diagnósticos Organizacionais – segunda fase) dos estabelecimentos participantes, realizada pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada (IAC) parceira da edição 2015 do Projeto Bússola. 
 
Após esta etapa, as clínicas participantes passam para a quarta fase, que é a visita de acreditação. Elas têm o prazo de um ano após o término da capacitação para solicitar essa visita.
 
Também estiveram na abertura na fase de capacitação do Projeto Bússola 2015 a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno,  e coordenador de Acreditação de Serviços de Saúde da Fundação Vanzolini, Osnir Simionatto.
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top