Projeto Bússola realiza primeiro seminário de sensibilização

Evento teve superintendente da ONA e gestor do IEPAS como palestrantes

O primeiro seminário de sensibilização do Projeto Bússola, que visa auxiliar clínicas de saúde e home cares a alcançar uma certificação de qualidade, foi realizado em 7 de abril em São Paulo. O evento teve a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, e o gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, como palestrantes buscando explicar aos participantes o funcionamento do Projeto e as etapas da certificação.
A diretora do SINDHOSP e da FEHOESP, Luiza Dal Ben, também marcou presença no seminário.

Lançado no fim de 2013, o Bússola nasceu de uma necessidade do mercado em relação às clínicas de serviços de saúde. Inúmeras delas tinham o desejo de obter uma certificação de qualidade, mas encontravam dificuldades para alcançá-la. Foi aí que SINDHOSP e FEHOESP se uniram para lançar este projeto inovador, em parceria com a organização Nacional de Acreditação (ONA). Até então não existia no mercado nenhum programa semelhante de Acreditação para clínicas.

Os seminários de sensibilização serão realizados até maio deste ano, conforme cronograma abaixo. A nova versão, levando em conta a experiência do primeiro ano de funcionamento, traz algumas novidades, como a inclusão das clínicas de home care como elegíveis para participarem do programa.

Datas dos seminários de sensibilização
12/4 – Bauru – (14) 3223-4747
14/4 – Santo André – (11) 4427-7047
20/4 – Sorocaba – (15) 3211-6660
26/4 – São José do Rio Preto – (17) 3232-3030
28/4 – São José dos Campos – (12) 3922-5777
3/5 – Ribeirão Preto – (16) 3610-6529
6/5 – Araçatuba – (14) 3223-4747
11/5 – Campinas – (19) 3233-2655

Quem pode participar
Sócios-proprietários e gestores administrativos e/ou de qualidade das clínicas associadas e/ou contribuintes dos sindicatos: SINDHOSP, SINDHOSPRU, SINDMOGI, SINDRIBEIRÃO, SINDSUZANO e SINDJUNDIAI que atendam todos os critérios relacionados a seguir:

– Integrar o quadro de sócio e/ou contribuinte dos sindicatos filiados à FEHOESP.
– Ser pessoa jurídica, legalmente constituída há mais de um ano com: CNPJ, CNES, alvará sanitário e licença de funcionamento.
– Atuar nas especialidades: diagnóstico, clínica médica geral, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia, vacinação, diagnósticos por imagem, reprodução assistida e home care.
– a estrutura da clínica não pode ser classificada, de acordo com o CNES, como consultório ou hospital dia.

Na saúde, não compre gato por lebre

O ditado popular que intitula este artigo é provocativo, à medida que as eleições municipais se aproximam. Votar é um direito constitucional e precisa ser encarado com sensatez. Uma das