Reabilitação Feira e Fórum começa em São Paulo

Evento promove debate sobre deficiências e mobilidade reduzida

A solenidade de abertura da Reabilitação Feira + Fórum, evento que acontece até o dia 15 de agosto (sexta-feira), no Palácio das Convenções no Anhembi, foi pautada por anúncios de investimentos e assistência em prol da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. O vice-presidente do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto, e o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, prestigiaram a abertura.

Com presença de lideranças políticas e setoriais, representantes da indústria da cadeia de reabilitação, parceiros do evento e com uma plateia formada por personalidades da indústria, autoridades e convidados especiais, a presidente da mostra, Dra. Waleska Santos deu boas–vindas à todos, destacando em seu discurso o compromisso do evento em sua 12ª edição, “reafirmamos nosso propósito de trabalhar de forma focada e objetiva pela promoção desse setor, incentivando a integração, a disseminação de conhecimento e aporte de novos equipamentos e tecnologias assistivas”. Santos prosseguiu, “este é um encontro que extrapola as fronteiras de nosso País, pois nosso fórum reúne congressos, encontros e seminários com temas de interesse mundial. São Paulo se transforma, hoje, no ponto de encontro global dos fornecedores e profissionais do setor de reabilitação”.

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin reafirmou o compromisso de atuar na promoção e fomento da qualidade de vida e bem estar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Na oportunidade, Alckmin destacou o investimento de R$ 300 milhões para a construção do Centro Paraolímpico Brasileiro, principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo. O complexo será inaugurado no Parque Fontes do Ipiranga. “O Centro é mais um importante avanço do estado de São Paulo ao estímulo à qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além deste nosso compromisso, vamos incentivar a prática do esporte, atividade essencial para a melhoria da acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que em nosso estado contamos com cerca de 9 milhões de PCD.

Sobre a Reabilitação Feira + Fórum, Alckmin enfatizou o dinamismo do formato da feira em apresentar a indústria com as melhores soluções, produtos e serviços e também o Fórum Reabilitação com eventos de qualificação profissional, trazendo a academia e universidades para um amplo debate sobre o setor. “Estamos felizes em sediar em São Paulo este evento que insere no centro de discussões e debates, a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida de forma mais ampla, democrática e eficiente”.

Para a presidente de honra e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, Dra.Linamara Rizzo Battistella, o “evento se reveste de alegria especial pois integra de forma única a indústria que atende o setor da reabilitação; as entidades e instituições que atuam em prol das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, profissionais e usuários do setor”.

Importante iniciativa que integra o Fórum Reabilitação, a 5ª Conferência Internacional de Robótica e Biomédica Biomechatronis – BioRob, esteve representada na solenidade pelo presidente do evento, Prof. Arturo Forner Cordero. Na oportunidade disse da amplitude do evento e sua importância em ser realizado na Reabilitação Feira e Fórum. “A BioRob é bienal e é a primeira vez que se realiza no hemisfério sul. É um momento importante para todos nós, onde discutimos as tecnologias e inovações, onde pretendemos mudar o paradigma para a construção de novas soluções para a reabilitação”.

Presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), Henrique Grego Maia falou sobre as ações da instituição e da realização do 3º Seminário Internacional de Tecnologia em Órteses, Próteses Ortópedicas e Reabilitação que acontece durante a mostra.

FOTO: Comunicação FEHOESP e Reabilitação Feira + Fórum