Santa Casa promove evento gratuito pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo

Evento será em São Paulo. em 1º de abril

Compartilhar artigo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realiza no dia 1º de abril, sexta-feira, o evento "Um outro olhar: discutindo autismo e potencialidades", que trará uma discussão a respeito do transtorno do espectro do autismo. Direcionado a profissionais e estudantes da saúde, educação e a interessados de todas as áreas, o evento gratuito e aberto à população é uma ação pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e acontece das 17h às 19h, no Auditório Dr. Cristiano Altenfelder, no prédio da Instituição.
 
"Os estudos mais recentes mostram uma prevalência de 1% do autismo na população mundial, alguns chegam a 2%. E, com isso, temos um quadro de bastante impacto na sociedade. Por isso, é necessário que haja uma formação melhor de profissionais das áreas da saúde e da educação, e de toda sociedade, para melhorar as oportunidades de tratamento e de participação para as pessoas que têm autismo", comenta a professora Noemi Takiuchi, do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenadora do evento. "Pensamos neste movimento de conscientização, que acontece na instituição há mais de 5 anos, como forma de chamar a atenção dos profissionais para o melhor preparo e assistência a essas pessoas e famílias", explica.
 
 Somente no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivam com o autismo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo a maioria diagnosticada após os 4 anos de idade.
 
"O autismo é um transtorno relativamente novo para a sociedade. Ele foi descrito pela primeira vez em 1947. No Brasil, foi instituído por lei como deficiência somente em 2012. Por isso, é fundamental que tenhamos uma grande movimentação pela conscientização. É fundamental que se comece a observar essas pessoas além da deficiência para ter atenção às potencialidades que podem apresentar", explica a Dra. Rosane Lowenthal, do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP e uma das palestrantes do evento. "A família, os educadores e os profissionais da saúde desempenham papéis essenciais no desenvolvimento da criança com autismo. Além disso, é importante que a sociedade esteja sempre preparada e livre de preconceitos para acolher essas pessoas nas atividades sociais comuns a todos", comenta.
 
Adicionalmente à discussão, a Instituição organiza, também no dia 1º de abril, o movimento "Vista Azul pelo Autismo". A proposta é uma mobilização de profissionais da saúde, funcionários e estudantes da FCMSCSP, vestindo uma peça de roupa azul, para divulgação da causa entre amigos, familiares, colegas de trabalho e em todo o seu círculo social. O grupo se reunirá para uma foto às 9h, em frente à capela da Santa Casa de São Paulo, com posterior divulgação nas redes sociais.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.fcmsantacasasp.edu.br até as 13h do dia 1º de abril.
 
Serviço:
Evento: Um outro olhar: discutindo autismo e potencialidades
Local: Auditório Dr. Christiano Altenfelder (Novo Prédio da FCMSCSP)
Rua Dr. Cesário Motta Jr, 112, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo (SP).
Data: 1º de abril, sexta feira.
Horário: das 17h às 19h00.
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top