Santa Paula lança rede social para pacientes oncológicos

Coneccte é novidade para troca de experiências durante o câncer

Diante da dificuldade encontrada pelos doentes em se relacionar e contar como estão sendo os dias ardilosos, a equipe de marketing do Hospital Santa Paula desenvolveu a Rede Coneccte, nova rede social para promover a troca de experiências entre pacientes oncológicos e seus familiares. A plataforma contará ainda com um suporte de informações sobre câncer com o Blog dos Médicos e o Blog do Instituto de Oncologia Santa Paula. O lançamento, que aconteceu em 21 de outubro no longe do hospital, reuniu pacientes e ex-pacientes, médicos, blogueiras, atores e jornalistas que superaram a doença para um debate contando suas experiências e lições de vida. Como você está se sentindo hoje? Essa é a pergunta feita pela Coneccte ao acessar o site da rede.

“Com este projeto somos uma pequena semente disseminando a importância de se abordar o câncer sem medo, compartilhar histórias, conhecer a necessidade de cada um e promover a integração social entre pessoas que passam por um período tão delicado de suas vidas”, afirmou George Schahin, presidente do Santa Paula. O destaque da plataforma é sua disponibilidade de acesso para qualquer indivíduo. “Nós pensamos muito, mas seria muito egoísmo manter um trabalho desses somente para pacientes aqui do Santa Paula, por isso, decidimos estender a rede social para qualquer pessoa no Brasil, independente de onde ela tem realizado seu tratamento”.

Mestre de cerimônias e mediador da mesa de debates, o ator Herson Capri, que se recuperou de um câncer de pulmão, relatou sua história. “Quando fui diagnosticado, há 15 anos, era quase uma sentença de morte ouvir a palavra câncer. As chances de cura para o tipo de doença que eu tive eram mínimas, não alcançavam nem 10%. O medo era grande, mas tive de aprender a administrá-lo. Atualmente as chances de cura são muito maiores, os tratamentos evoluíram e ainda assim o preconceito existe. É preciso desmistificar o câncer. Hoje as pessoas ficam doentes e se curam cada vez mais”.

Os jornalistas Joyce Pascowitch e Marcelo Tas também apoiaram a campanha e destacaram suas experiências com a doença. “O momento do diagnóstico é o mais difícil. O câncer foi um divisor de águas na minha vida e hoje sou outra pessoa. Aprendi a olhar a vida e perceber o que realmente importa nela”, afirmou Pascowitch. “Eu recebi um email carinhoso de uma fã do CQC que estava se tratando do câncer. Ela foi conhecer os bastidores do programa e me contou que sempre se vestia com terno e gravata pretos durante o programa”, disse Tas.

Como parte do projeto de lançamento da Coneccte, o hospital realizou também a exposição de fotos “Como você está se sentindo hoje? – Somos todos super-humanos. A ideia era reunir pacientes que se tratam no local para uma mistura de sentimentos relacionados ao enfretamento da doença.
Durante os meses de outubro e novembro, a partir das 19h, as áreas externas e os jardins do Santa Paula e do Instituto de Oncologia serão iluminados na cor lavanda.

Neste ano, a inovação da cor acontece devido à instrução da Lavender Ribbons, instituição norte-americana que defende que lavanda é a cor do laço que une todas as campanhas contra os mais diversos tipos de câncer. “A partir de um estudo de cor, detectamos que a cor lavanda representa a luta contra todos os tipos de câncer, promovendo a conexão entre todos os pacientes oncológicos independente do diagnóstico. Por essa razão, decidimos abrir o leque da causa este ano para a conscientização da importância da prevenção", explica Paula Gallo, diretora de marketing do hospital. Para iluminar os 20 mil m2 de área neste tom, foram utilizadas películas em gel em todos os pontos de luz externos e mais doze refletores de alta performance com 2000 watts cada.

Para ter acesso à Rede Coneccte, basta acessar o site www.coneccte.com.br .

A cobertura completa do evento você lê na próxima edição do Jornal do SINDHOSP.