Saúde perde Adib Jatene

Sindhosp lamenta morte do maior cardiologista do país

Compartilhar artigo

O SINDHOSP, por meio de sua diretoria, lamenta profundamente a morte do médico cardiologista Adib Jatene, 85 anos, ocorrida na noite de sexta-feira, 14, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Segundo o hospital, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. 
 
O secretário  de Saúde do Estado de SP, David Uip, lembrou do perfil acadêmido e de pesquisador de Jatene. "É uma perda enorme, de um professor de medicina, como ele gostava de ser chamado, de um pesquisador, descobridor de técnicas e materiais, um dos maiores gestores públicos que este país ja teve. Para mim, uma perda pessoal também porque tínhamos um convívio desde o início da faculdade de medicina, convivência que continuou [ao longo dos anos]. É uma perda para aqueles que acreditam na boa medicina e na boa saúde pública"
 
Em 22 de setembro deste ano, Jatene havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).
 
Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.
 
Acriano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.
 
Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top