Saúde perde Luís Plínio Moraes de Toledo

Médico era fundador e presidente da ONA e vice-presidente da FBH

Compartilhar artigo

Faleceu em 1º de julho Luís Plínio Moraes de Toledo, médico, fundador e presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
 
Pioneiro na luta pela qualidade da saúde no Brasil, Toledo foi uma das pessoas convocadas pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS para discutir o primeiro manual de acreditação elaborado no país. Entre 1991 e 1998 foram muitas as discussões, incursões e iniciativas até chegar ao Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, lançado em 1998. 
 
O documento foi a base para o desenvolvimento da primeira certificação brasileira de qualidade em saúde, testada e difundida em todo o país e, atualmente, reconhecida internacionalmente. A Organização Nacional de Acreditação, desde sua fundação, foi presidida pelo Dr. Luiz Plínio, que no cargo ajudou a difundir a cultura de segurança do paciente entre instituições públicas e privadas nacionais.
 
 
Luís Plínio (1942 – 2015) deixa a esposa Silvia Toledo, um filho e um neto.
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top