A FEHOESP e o SINDHOSP realizaram, no dia 13 de novembro, o seminário “Catástrofes: prevenção e gestão e riscos para os prestadores de serviços de saúde”, no Novotel SP Jaraguá Conventions, capital paulista.
O evento, organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde – IEPAS, contou com mais de cem participantes, todos envolvidos com segurança do trabalho e seus processos em estabelecimentos de saúde.
Após a abertura, que contou com o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, o diretor da FEHOESP, Luiz Fernando Ferrari Neto, e a assessora jurídica da Federação, Eriete Teixeira, os palestrantes falaram de suas experiências.
O coordenador de Segurança do Trabalho do Hospital Samaritano, Carlos Alberto Cassiavillani, falou sobre os problemas encontrados a partir da experiência de um incêndio ocorrido em seu estabelecimento. Ele apontou como uma das causas básicas a falta de treinamento dos colaboradores e, como aprendizado, destacou a importância “dos investimentos em treinamentos teóricos e práticos, de se intensificar os simulados e melhorar a comunicação com a brigada”. Afirmou ainda que no episódio relatado foi fundamental a colaboração da equipe de enfermagem do hospital.
A supervisora de Segurança do Trabalho da Rede D´Or São Luiz, em São Paulo, Laureen Panadés, apresentou e experiência do hospital na realização de um simulado de incêndio. Ela destacou a importância de um plano de incêndio, que deve nortear as ações de equipes e pacientes no caso de emergências.
O seminário discutiu, ainda, os temas “Catástrofe externa e múltiplos atendimentos”, com Maria Cecília Damasceno, do Hospital das Clínicas da FMUSP e responsável pelo Plano de Catástrofe dos Hospitais Públicos de São Paulo; “Plano de contingências”, com Humberto Rodrigues da Mata, gerente de Engenharia de Manutenção do Hospital Sírio Libanês; e “Plano de emergência para hospitais na visão de especialista em EAS – Estabelecimento Assistencial de Saúde”, palestra proferida pelo coronel do Corpo de Bombeiros Valdeir Rodrigues Vasconcelos.
*Confira abaixo as palestras autorizadas do evento:
Plano de contingências
Humberto Rodrigues da Mata – Hospital Sírio Libanês – SP
Simulado de incêndio em hospital
Laureen Panadés – Rede D’Or São Luiz – SP
Catástrofe externa: múltiplos atendimentos
Maria Cecília Damasceno – Secretaria Estadual de Saúde – SP
Plano de emergência para hospitais na visão de especialista em EAS (Estabelecimento Assistencial de Saúde)
Valdeir Rodrigues Vasconcelos – Corpo de Bombeiros – SP
Fonte: Comunicação FEHOESP