Sindhosp

Seminário discute prevenção e gestão de riscos

IEPAS organizou seminário realizado pela FEHOESP e SINDHOSP

Compartilhar artigo

A FEHOESP e o SINDHOSP realizaram, no dia 13 de novembro, o seminário “Catástrofes: prevenção e gestão e riscos para os prestadores de serviços de saúde”, no Novotel SP Jaraguá Conventions, capital paulista.

O evento, organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde – IEPAS, contou com mais de cem participantes, todos envolvidos com segurança do trabalho e seus processos em estabelecimentos de saúde.

Após a abertura, que contou com o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, o diretor da FEHOESP, Luiz Fernando Ferrari Neto, e a assessora jurídica da Federação, Eriete Teixeira, os palestrantes falaram de suas experiências.

O coordenador de Segurança do Trabalho do Hospital Samaritano, Carlos Alberto Cassiavillani, falou sobre os problemas encontrados a partir da experiência de um incêndio ocorrido em seu estabelecimento. Ele apontou como uma das causas básicas a falta de treinamento dos colaboradores e, como aprendizado, destacou a importância “dos investimentos em treinamentos teóricos e práticos, de se intensificar os simulados e melhorar a comunicação com a brigada”. Afirmou ainda que no episódio relatado foi fundamental a colaboração da equipe de enfermagem do hospital.

A supervisora de Segurança do Trabalho da Rede D´Or São Luiz, em São Paulo, Laureen Panadés, apresentou e experiência do hospital na realização de um simulado de incêndio. Ela destacou a importância de um plano de incêndio, que deve nortear as ações de equipes e pacientes no caso de emergências.

O seminário discutiu, ainda, os temas “Catástrofe externa e múltiplos atendimentos”, com Maria Cecília Damasceno, do Hospital das Clínicas da FMUSP e responsável pelo Plano de Catástrofe dos Hospitais Públicos de São Paulo; “Plano de contingências”, com Humberto Rodrigues da Mata, gerente de Engenharia de Manutenção do Hospital Sírio Libanês; e “Plano de emergência para hospitais na visão de especialista em EAS – Estabelecimento Assistencial de Saúde”, palestra proferida pelo coronel do Corpo de Bombeiros Valdeir Rodrigues Vasconcelos.

*Confira abaixo as palestras autorizadas do evento:

Plano de contingências
Humberto Rodrigues da Mata – Hospital Sírio Libanês SP

Simulado de incêndio em hospital
Laureen Panadés – Rede D’Or São Luiz – SP

Catástrofe externa: múltiplos atendimentos
Maria Cecília Damasceno – Secretaria Estadual de Saúde – SP

Plano de emergência para hospitais na visão de especialista em EAS (Estabelecimento Assistencial de Saúde)
Valdeir Rodrigues Vasconcelos – Corpo de Bombeiros – SP

 

Fonte: Comunicação FEHOESP

 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde. “A exemplo do que fizemos

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top