Setor busca soluções para enfrentar cenário difícil

Economia em crise preocupa mercado laboratorial

Na manhã desta quarta-feira, 20, teve início o 9º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, uma realização conjunta do SINDHOSP, da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) e da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), para discutir contratualização, gerenciamento de talentos, cenário tributário, custos e tecnologia que estão reinventando a medicina laboratorial.

Na abertura do evento, o vice-presidente do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrai Neto,  destacou a importância do debate para o setor laboratorial. “Tratar desses temas, quando estamos vivendo um cenário difícil, com a economia nacional fragilizada e em crise, mostra a preocupação do setor em buscar por soluções para o que vem por aí. A realidade difícil que está por traz do cotidiano dos laboratórios faz com que nos esforcemos ainda mais para o enfrentamento das situações e adaptações ao mercado.”

Também participaram da abertura  do congresso a presidente da SBPC/ML, Paula Fernandes Távora; o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Jairo Epaminondas Breder Rocha; e o diretor da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), Bruno Oliva.

Fotos: Roger Soares