Simpósio debate diagnóstico e tratamento para a síndrome respiratória do sono

Doença atinge 33% da população de SP

Compartilhar artigo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) promove nos dias 11 e 12 de setembro o Simpósio Internacional de Tratamento Clínico-Cirúrgico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
 
O evento contará com a participação de especialistas brasileiros e do médico norte-americano Dr. Richard J. Schwab, co-diretor do Centro de Sono Penn, da Universidade da Pensilvânia Medical Center, e professor de Medicina do Hospital da Universidade da Pensilvânia, considerado uma referência mundial nos estudos de imagem no diagnóstico da SAOS. Atualmente, o especialista conduz o estudo multicêntrico Sleep Apnea Genetic International Consortium (SAGIC), que tem entre seus objetivos a comparação das diversas etnias e da morfologia craniofacial em pacientes portadores de apneia.
 
Caracterizada pela obstrução parcial (hipopneia) ou total (apneias) da Via Aérea Superior (VAS), que ocorre durante o sono, a síndrome é uma doença crônica, progressiva e incapacitante. Estudo epidemiológico recente, realizado na cidade de São Paulo, que utilizou a polissonografia em laboratório, observou que a prevalência da SAOS chega a números alarmantes, atingindo 32,9% da população analisada. Se não for tratada, a doença pode levar a hipertensão arterial, alterações cardiovasculares, diabetes, alterações metabólicas e cognitivas importantes como sonolência diurna, alteração da memória, concentração e atenção.
 
“Esta síndrome tem alta prevalência na população mundial, estando envolvidos como fatores para o seu desenvolvimento a obesidade e a má formação dos ossos do terço inferior da face-maxilo–mandibulares”, explica o Dr. Otávio Ferraz, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e um dos coordenadores do Simpósio, ao lado dos médicos Renato Stefanini, Enis Donizetti Silva e Mauricio Bagnato.
 
De acordo com o coordenador Dr. Otávio Ferraz, muitos pacientes portadores de SAOS e com alterações faciais podem se submeter a tratamentos cirúrgicos, assim como  opções de tratamentos clínicos como os Aparelhos de Pressão Positiva (CPAP)  e aparelhos que avançam a mandíbula (AIO). Porém é imprescindível uma avaliação otorrinolaringológica ou de um médico especialista em Medicina do Sono. Além disso, é necessária indicação detalhada de tratamento, que envolve uma equipe multiprofissional. 
 
Diagnóstico, planejamento e estudos recentes genéticos também estarão entre os temas debatidos ao longo dos dois dias do Simpósio, incluindo uma cirurgia esquelética ao vivo em um paciente portador de SAOS grave.
Mais informações no site www.hospitalsiriolibanes.org.br.
 
Serviço
Evento: Simpósio Internacional de Tratamento Clínico-Cirúrgico da Síndrome
da Apneia Obstrutiva do Sono 
Local:            Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço:     Rua Prof. Daher Cutait, 69, Bela Vista
Data:             11 e 12 de setembro
 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top