SINDHOSP completa 78 anos

Número de representados do setor passa de 40 mil

Em 12 de fevereiro de 1938, representantes de sete instituições de saúde da capital paulista (Casa de Saúde Santa Rita, Hospital de Caridade do Brás, Hospital Samaritano, Instituto Godói Moreira, Instituto Paulista, Maternidade São Paulo e Sanatório Jabaquara), motivados pelo crescimento da atividade hospitalar e a necessidade de terem representação efetiva, já que o sindicato dos empregados do setor já existia, fundaram o Sindicato Patronal dos Estabelecimentos Hospitalares de São Paulo.

Com 78 anos, completados em 12 de fevereiro de 2016, o SINDHOSP vem se solidificando como líder na saúde, justificando porque é o maior sindicato patronal da área na América Latina. O Sindicato, no fim de 2015, bateu o recorde no número de empresas de saúde em seu cadastro, chegando a 40.351 estabelecimentos representados.

Este resultado foi alcançado por meio da qualidade e competência dos serviços ofertados, que vão desde assessoria jurídica, patrocínio de causas coletivas, cível e trabalhista, análise de legislações da saúde, representação política, cursos e eventos, assessoria em saúde mental, saúde suplementar e administração médica/SUS, Comissão de Recursos Humanos até atendimento regional, além de biblioteca, publicações especializadas e informações em tempo real.

Além de hospitais, o Sindicato representa 30.551 clínicas médicas, 5.258 clínicas e empresas de odontologia, 1.676 laboratórios clínicos e 820 empresas de serviços de apoio à saúde, como remoção e assistência domiciliar. Para atender a esta demanda, o SINDHOSP possui sete escritórios regionais, localizados no ABC, em Bauru, Campinas, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, com infraestrutura para a realização de cursos, eventos, reuniões setoriais e assembleias.

Dentre tantas conquistas e projetos, destacam-se a aquisição de sua sede própria, localizada à Rua 24 de Maio, no Centro da capital, na década de 1970 e totalmente modernizada e reestruturada nos últimos dois anos; o lançamento do Anuário Brasileiro da Saúde, uma parceria com a Public Projetos Editoriais, em 2008; a inserção das mídias online tais como Facebook, Twitter, Instagram, em 2013; e, em 2015, a plataforma digital do Jornal do SINDHOSP, que neste ano celebra 33 anos. Em parceria com a FEHOESP e o IEPAS, promove ainda os Projetos Bússola, para capacitação a certificação de clínicas e hospitais; e IN$truir, que visa sanar dúvidas fiscais e contábeis dos associados.