Um ano depois do lançamento do “Boletim Infográficos Saúde – Hospitais”, o SindHosp e a FESAÚDE-SP apresentam oficialmente o BIS SADT, uma ferramenta de Business Intelligence (BI) focada em Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. A plataforma amplia o mapeamento do setor da saúde no Brasil, oferecendo dados estratégicos principalmente para gestores públicos e privados. “Representamos hospitais, clínicas e laboratórios. Trabalhamos para que esses setores sejam cada vez mais conhecidos e para que possamos apresentar para a sociedade aquilo que somos, fazendo valer nosso papel como profissionais, gestores e cidadãos”, pontuou o presidente do SindHosp e FESAÚDE-SP, Francisco Balestrin. “Aproveito para já anunciar o lançamento do BIS Clínicas para daqui a um ano, em abril de 2026”.
Clique aqui e assista à integra da apresentação no canal do SindHosp no YouTube.
A CEO do SindHosp e da FESAÚDE-SP, Larissa Eloi, destacou o desafio que foi construir a versão SADT do BIS. “O nosso ecossistema da saúde precisa se conhecer e ter domínio dos seus dados. Utilizamos na produção do BIS SADT 19 bases de dados e mais de quatro bilhões de registros, condensados em 41 indicadores. Foram oito meses de imersão com 14 pessoas envolvidas de coração e alma”, revelou Larissa Eloi, que chamou a atenção também para o trabalho do Comitê Técnico Inteligência e Conteúdo (CTIC). “O comitê trabalhou arduamente em diversas reuniões produtivas para chegar a um produto maduro, capaz de ser uma ferramenta útil de gestão”.
Fazem parte do CTIC Alan Araujo, gerente sênior de Medicina Diagnóstica e Canais de Acesso do Grupo Amil; Aldemir Humberto Soares, da Coordenadoria de Serviços da Saúde Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Alexandre Valim, diretor de Produção RDI da Dasa; Cyra Araujo, diretora técnica da Expansão do Grupo Sabin; Fernando Bernardes Ferreira, diretor corporativo nacional de Radiologia e Diagnósticos da Rede D’Or; Silvio Fontana Velludo, diretor-médico da Tecnolab; Vera Aparecida Alves Pereira, gerente da Área Técnica da Biofast; e Wilson Shcolnik, gerente de Relações Institucionais do Grupo Fleury.
Confiabilidade e transparência
O BIS é um produto concebido pelo Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC), que faz parte do SindInfo, um eixo de atuação voltado para tecnologia e informação do SindHosp/FESAÚDE-SP. A equipe do BIS é formada por Vanessa Tamara, gerente NIC, Aline Yukimitsu, consultora técnica, Ítalo Correia, analista de Business Intelligence | BI, e Juliane Sayuri, analista. Durante o lançamento, a consultora técnica Aline Yukimitsu demonstrou a versão interativa do BIS SADT, que tem a interface de um dashboard. “Tivemos o cuidado de compilar dados públicos de referência e oferecer uma ferramenta com máxima confiabilidade e transparência”, ponderou Yukimitsu.
Ela explicou que o painel de indicadores do BIS SADT é dividido em sete seções: Recursos Físicos, Recursos Humanos, Equipamentos, Produção SADT Geral, Produção Saúde Pública SUS, Produção Saúde Suplementar e Mercado de Saúde Suplementar. Na apresentação, Aline Yukimitsu mostrou as funcionalidades da ferramenta, apresentando dados disponíveis no BIS. “O Brasil possui 31.747 estabelecimentos, eram pouco mais de 28 mil em 2021. Podemos notar um crescimento desse mercado. Como exemplo, do total de estabelecimentos, podemos filtrar pelo BIS quantos realizam diagnósticos por imagem: são 6.707”, demonstrou Aline Yukimitsu.
Na seção Recursos Humanos, há informações sobre empregos formais. “Os estabelecimentos de SADT no Brasil empregam mais de 300 mil pessoas no regime CLT, o que significa cerca de 10% dos 3,1 milhões de trabalhadores formais na atenção à saúde”, informou a consultora do NIC. “Também podemos verificar que o país possui cerca de 60 mil equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico, dos quais 26 mil são de diagnósticos por imagem”.
BIS na Hospitalar 2025
O BIS SADT também permite pesquisar, juntos ou isoladamente, os serviços prestados ao SUS e à Saúde Suplementar. “Na seção Mercado de Saúde Suplementar, é possível identificar que o Brasil possui 52 milhões de beneficiários, um quarto da população brasileira”, informou Aline Yukimitsu.
Fechando o evento, Larissa Eloi lembrou que o BIS SADT e o BIS Hospitais serão demonstrados no estande do SindHosp/FESAÚDE-SP durante a Hospitalar 2025, a maior feira de Saúde da América Latina. Com o lançamento do BIS SADT, a FESAÚDE-SP e o SindHosp reforçam o compromisso com a inovação e a excelência na gestão hospitalar, buscando oferecer as melhores ferramentas e soluções para parceiros e associados, impulsionando a transformação digital e contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, acessível e sustentável.
Para saber mais, CLIQUE AQUI.