SINDHOSP inicia Comissão de RH em São José dos Campos

Segunda reunião aconteceu na regional, em 7 de fevereiro

Neste ano, o SINDHOSP deu início à sua Comissão de Recursos Humanos com as empresas prestadoras de serviços de saúde de São José dos Campos e região. A primeira reunião, em janeiro, aconteceu no Serviço de Hematologia e Hemoterapia de SJC e estruturou o grupo de trabalho que discutirá as necessidades das empresas do Vale do Paraíba.

Em 7 de fevereiro, a gerente de Gestão de Pessoas da FEHOESP e do SINDHOSP, Marizilda Angioni, o vice-presidente do sindicato e diretor da federação, Luiz Fernando Ferrari Neto, a advogada das entidades Cristina Polachini e o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, visitaram a regional SJC do SINDHOSP para um segundo encontro da Comissão. A primeira atividade do novo grupo será uma pesquisa salarial de mercado, liderada por Marizilda.

Para Ferrari Neto, a adesão ao grupo traz fortalecimento à região e ao setor, que ganha forças nas negociações necessárias.

Assistência Jurídica

Os participantes levantaram dúvidas sobre a lei 13.287/16, originária do PLC 76/14, que estabelece que trabalhadoras gestantes e lactantes deverão ser afastadas de atividades, operações ou locais insalubres, durante o período de gestação e lactação.

Segundo Cristina, a Confederação Nacional de Saúde (CNS) interpôs ação questionando a constitucionalidade da lei com pedido de liminar que até o momento não foi apreciada.

A orientação do sindicato é que as empresas façam um laudo, através do médico de trabalho, para averiguar a efetiva exposição aos agentes insalubres, possibilitando a reclassificação ou retirada da insalubridade. Profissionais que atuem diretamente nos serviços de radioterapia, quimioterapia e anestesia, devem ser realocadas imediatamente, assim como mulheres que atuam na parte técnica de laboratórios.