SindHosp retoma cursos presenciais após pandemia

Compartilhar artigo

Diante do arrefecimento da pandemia, o SindHosp retomou seu programa de cursos presenciais. O SindEduca, área de educação continuada e capacitação do Sindicato, realizou no dia 12 de setembro último o treinamento “Recursos Humanos e Relações de Trabalho na Saúde – Como gerenciar a sua equipe nos atuais e novos modelos de trabalho?”, ministrado pela advogada Daniela de Andrade Bernardo, que é sócia do escritório Machado Nunes, pós-graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em Direito Empresarial do Trabalho pela Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP) e embaixadora das Normas Internacionais pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Realizado no auditório do SindHosp, na Capital paulista, o curso contou com a participação de 27 gestores e analistas das áreas de Recursos Humanos e Atendimento de 16 empresas de São Paulo, incluindo clínicas, hospitais e laboratórios. Com as pessoas reunidas em um mesmo ambiente durante quase oito horas, o encontro permitiu uma troca de experiências mais próxima, favorecendo a interação entre os participantes e criando condições para um produtivo bate-papo no final da jornada.

Dividido por temas em oito blocos, o curso tratou de aspectos do dia a dia das relações trabalhistas, com o relato de casos reais e a apresentação de dúvidas para diferentes situações. A docente Daniela Bernardo abriu o treinamento dando um panorama das relações trabalhistas e sindicais e apresentando os diversos aspectos das negociações coletivas, desde convenções e acordos coletivos de trabalho até o impacto da reforma trabalhista e as peculiaridades da área da saúde nas relações com colaboradores.

Novos contratos de trabalho

Os contratos de trabalho também foram tema de diferentes blocos do curso. A palestrante falou sobre modalidades como teletrabalho e intermitente, além de estágio, prestação de serviço e trabalhos eventual, parcial e autônomo, por tempo determinando ou indeterminado. Além disso, discutiu conceitos em torno da suspensão ou interrupção do contrato de trabalho, apresentou formas de rescisão de trabalho, do pedido de demissão até a dispensa sem justa causa, e trouxe exemplos de medidas disciplinares.

No roteiro do curso, a embaixadora da OIT incluiu a gestão da saúde de empregados, tratando de medicina e segurança do trabalho. Nesse bloco, destaque para o chamado limbo previdenciário, situação em que um trabalhador em situação incapacitante recebe alta da Previdência Social sem o devido aval médico, ou seja, perde o benefício do INSS e fica sem salário.

Tendência nos diferentes campos do trabalho, a atenção à mulher contou com dois blocos do treinamento. Os participantes receberam mais informações sobre o programa “Emprega + Mulheres”, do governo federal, e discutiram o “A” acrescido à sigla CIPA, ficando CIPA+A, ou Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio. Por fim, falaram sobre igualdade salarial entre homens e mulheres.

Gestão financeira

Mantendo sua tradição em capacitação, agora com o SindEduca o SindHosp já tem programados novos cursos para 2023. A expectativa é que o Sindicato sedie pelo menos dois cursos presenciais por mês e outros quatro virtuais, também mensais. Serão treinamentos divididos em quatro pilares-chave: gestão em saúde; negócios e questões técnicas; sistema de saúde; e desenvolvimento pessoal e profissional. O próximo curso, que está marcado para o dia 26 de setembro, das 9h às 17h, terá como tema “Gestão Financeira para a Área da Saúde: como promover sustentabilidade financeira na sua organização. Clique aqui para se inscrever

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top