Yussif destaca necessidade de mobilização para superar desafios

Presidente da FEHOESP e do SINDHOSP falou sobre a importância dos ministérios agirem em prol da saúde

Em seu discurso na abertura da 23ª Feira e Fórum Hospitalar, o presidente da Federação e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP e SINDHOSP), Yussif Ali Mere Jr, destacou o significado dos acontecimentos políticos recentes para o Brasil. "Começo minha fala exatamente onde parei no ano passado: mais Sérgio Moro e menos João Santana. Passados 12 meses, além de vermos Moro recebendo reconhecimento internacional como uma das pessoas mais influentes do mundo e Santana preso em Curitiba, presenciamos na semana passada o afastamento da presidente da República, um fato que não nos alegra, mas que foi necessário para o País” afirmou.

Yussif destacou que é preciso que a sociedade continue mobilizada para que mais mudanças possam ocorrer. “Devemos incentivar a continuidade da participação popular no atual e em todos os governos, pois eles só serão melhores com a participação ativa da população.” Para o presidente da Federação e do Sindicato, as reformas que tanto são discutidas em sociedade e nos setores da saúde precisam ser pensadas para a transição que vivemos e para as futuras gerações, pois, em se tratando da importância que saúde tem para a sociedade, a questão não deve ser tratada apenas no âmbito do Ministério da Saúde.

“No caso do Ministério da Educação, por exemplo, é fundamental que as crianças aprendam nas escolas noções de hábitos saudáveis e de higiene para prevenir doenças. Já o Ministério do Meio Ambiente é fundamental para proteger mananciais, tão importantes para a qualidade de vida de todos. Na área de Agricultura, é preciso mudar procedimentos, pois existem estudos mostrando o uso indiscriminado de antibióticos nos rebanhos, gerando resistência maior contra bactérias e doenças. O Ministério da Justiça também precisa atuar contra a criminalidade, pois muitos jovens, principalmente os negros, morrem ou ficam incapacitados por causa da violência”, explicou o presidente da FEHOESP e do SINDHOSP.

Assim como a criminalidade impacta na saúde, Yussif destacou que o mesmo acontece com os acidentes de trânsito, de competência do Ministério dos Transportes. “É preciso atuar com mais rigor para melhorar as condições do trânsito, a legislação, a sinalização e fiscalização. Dessa forma, somente com maior envolvimento do governo e de outros setores da sociedade com os fatores que geram impactos sobre a saúde poderemos superar os desafios que se impõe a todos nós nesse momento.”

Foto: Leandro Godoi