Sindhosp

22 de setembro de 2016

SBPC/ML comemora 50 edições do CBPC

Medicina personalizada e o laboratório; critério de qualidade para testes genéticos; zika, dengue e chikungunya: mitos e verdades; a gestão do laboratório clínico nos dias de hoje e perspectivas futuras; entre muitos outros temas – incluindo abordagens estratégicas para o negócio e técnico-científicas -, compõem a programação do 50º Congresso da Brasileiro de Patologia Clínica (CBPC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. 
 
O presidente do congresso da SBPC/ML, Armando Fonseca, destaca para este ano a comemoração das 50 edições do CBPC de fomento ao conhecimento e tecnologia para a medicina laboratorial. O evento detém a maior feira de novidades laboratoriais da América Latina e reúne a maior quantidade de conteúdo voltado para a área laboratorial. Este ano serão cem expositores nacionais e internacionais, mais de 400 pôsters científicos apresentados de forma eletrônica, mais de 200 conferencistas e cinco mil visitantes durante os quatro dias de congresso.  
 
De acordo com Fonseca, o evento tem contribuído para a maior visibilidade da especialidade no Brasil. “Nem todos se dão conta de que por trás de toda decisão médica tem um exame de laboratório. A SBPC/ML representa uma classe muito dinâmica, instrumentalizada e informatizada”, ressalta, lembrando que o segmento foi precursor na integração da informática com a medicina. 
 
Cerca de 70% das decisões clínicas atualmente se baseiam em informações contidas em resultados de exames laboratoriais, sendo que os 16.657 laboratórios existentes no Brasil realizam mais de 1,2 bilhão de exames anuais.  
 
Magnitude 
Além do congresso principal, outros quatro eventos são realizados concomitantemente e enriquecem ainda mais a programação, são eles: 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (CBIL), 23º Congresso da ALAPAC/ML (Associação Latino-americana de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) e os simpósios SBPC/ML & IFCC Joint Symposium 2016 , com International Federation of Clínical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), importante instituição internacional da qual a SBPC/ML é filiada,  e o The Best of AACC 2016, com a American Association for Clinical Chemistry. 
 
Outra atração de destaque deste ano será a exposição interativa que vai permitir ao público navegar na história dos congressos da SBPC/ML, desde o primeiro, que aconteceu em 1964, em São Paulo. “Foi construído uma espécie de museu para que todos tenham acesso à história da Sociedade e da Medicina Laboratorial no Brasil”, diz Fonseca. 
 
Sustentabilidade
Todas as atrações do megaevento estão sendo pensadas sob uma ótica sustentável, com a meta de neutralizar ao máximo as emissões de carbono e os impactos ao meio ambiente. Desde 2011, Armando Fonseca é o idealizador das ações sustentáveis, entre elas o projeto “Carbonômetro”, que mede e exibe em tempo real números relacionados à emissão de gases de efeito estufa produzidos pelo evento. Essas emissões são compensadas pela SBPC/ML na compra de créditos de carbono de projetos implantados no Brasil que geram esses créditos por meio de suas atividades.
 
Pela primeira vez, o congresso traz uma composteira para o reaproveitamento da matéria orgânica gerada durante o evento. Todos os restos de alimentos são processados em tempo real e transformados em adubo para fertilizar a grama do centro de convenções SulAmérica. “A ideia é jogar menos de 10% do material orgânico em aterros sanitários”, ressalta o presidente. 
 
Além disso, os expositores são orientados a construir estandes com materiais recicláveis e que consomem menos energia elétrica, água e recursos naturais, e a contratar fornecedores locais para diminuir as distâncias percorridas pelos veículos de transporte, com a consequente redução na emissão de CO2. Todo o material reciclável será encaminhado a cooperativas locais e instituições interessadas no reuso. 
 

SBPC/ML comemora 50 edições do CBPC Read More »

Congresso reúne profissionais de RH das santas casas de SP

O 1º ConSindhosfil, Congresso do Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, será entre os dias 17 e 19 de outubro, no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em  São Pedro (SP).
 
O evento é voltado para todos os membros profissionais das áreas de gestão de pessoas, RH, administração de pessoal e direitos trabalhistas. O ConSindhosfil tem o intuito de promover o conhecimento e fortalecer os direitos dos trabalhadores da saúde.
 
O congresso conta com várias palestras voltadas para o desenvolvimento pessoal dos profissionais. Os temas são: negociações coletivas e relações sindicais, repercussões do eSocial, absenteísmo, imposições legais da NR32, qualidade de vida nas instituições de saúde, cumprimento da Lei de Cotas de PCD e terceirização.
 
Para o gestor de Recursos Humanos da Santa Casa de Piracicaba, Ricardo Fedrizzi, o evento tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão, atualização e aquisição de novos conhecimentos, num cenário de mudanças nas relações de trabalho e nas legislações trabalhistas.
 
Para o presidente do Sindhosfil, Edison Ferreira da Silva, o congresso representa uma grande oportunidade aos profissionais de Recursos Humanos para obter inúmeras experiências fundamentais para Gestão de RH de suas entidades.
 
“A realidade demonstra que o profissional de RH deve ser generalista e caminhar com as atividades das entidades com um olhar estratégico de como e onde pretende chegar com as organizações. No horizonte, no segmento da saúde, a área de RH deve ser parceira estratégica, tomando decisões com outras áreas para caracterizar seu compromisso com o maior capital, que é o ser humano, responsável pelas atividades profissionais das instituições”, diz Silva.
 
O evento contará com o sorteio de uma bolsa integral para o curso de MBA de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde oferecida pela Universidade Cruzeiro do Sul, em incentivo à Gestão de Recursos Humanos das entidades filantrópicas.
 
No congresso, também serão conhecidos os vencedores do Prêmio Administrador de Pessoas do Sindhosfil – APS, que oferece R$ 4.500 em prêmios para projetos inovadores criados por membros do Sindicato na área de Gestão de Pessoas.
 
Informações sobre a programação ConSindhosfil e inscrições no www.sindhosfil.com.br.
 
 
 
 

Congresso reúne profissionais de RH das santas casas de SP Read More »

Consulta pública sobre a incorporação de insulinas análogas rápidas

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) publicou em seu site um parecer preliminar negativo com relação à incorporação das insulinas análogas rápidas para pessoas com diabetes tipo 1. A ADJ Diabetes Brasil é a favor da incorporação da tecnologia, pois é comprovado por meio dos estudos apresentados no dossiê, submetido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), subscrito pela ADJ, Anad, Fenad, SBEM e SBP, que há redução de hipoglicemias graves nas pessoas com diabetes tipo 1. Hipoglicemias graves são aquelas nas quais o paciente necessita da ajuda de outra pessoa para resolvê-la e que ainda pode culminar em convulsão, perda de consciência e morte, caso a hipoglicemia não seja identificada e tratada.
 
O dossiê demonstrou como principais benefícios da utilização das insulinas análogas rápidas a redução de 32% na frequência das hipoglicemias graves e o melhor controle das glicemias pós-prandiais (após as refeições). É importante ressaltar a maior flexibilidade no tratamento, porque as insulinas análogas rápidas podem ser administradas antes ou imediatamente após as refeições, diferente da insulina humana regular que deverá ser administrada 30 minutos antes das refeições. Essa flexibilidade é particularmente interessante para crianças e adultos que costumam não ingerir todos os alimentos programados para uma refeição.
 
O controle da glicemia pós-prandial também faz parte da rotina e dos objetivos terapêuticos de pessoas com diabetes e contribuem para a melhora do controle glicêmico, avaliado pela hemoglobina glicada.
 
É de extrema importância a participação de pessoas com diabetes e seus familiares neste processo que decidirá se a insulina análoga rápida entrará ou não na lista de medicamentos do SUS. A Consulta ficará aberta até dia 3 de outubro. Os relatos de experiências dos pacientes e seus familiares com a utilização destas insulinas poderão contribuir para a incorporação das insulinas análogas rápidas. Para participar, basta entrar no site da Conitec, em Consultas Públicas.
 
Importante ressaltar as diferenças entre as classes sociais e as regiões do Brasil quanto à disponibilização das insulinas análogas rápidas pelo sistema público de saúde, beneficiando apenas aqueles que entram com processos judiciais ou residem em cidades, que possuem estas insulinas na padronização de tratamento de pessoas com Diabetes Tipo 1.
 
Para participar da consulta pública, acesse: 
 

Consulta pública sobre a incorporação de insulinas análogas rápidas Read More »

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top