Sindhosp

29 de julho de 2025

Avanços na experiência do paciente no Brasil

O novo Papo da Saúde, gravado durante a Hospitalar 2025, debate os avanços na experiência do paciente no Brasil com a psicóloga e coordenadora do Planetree no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Ana M. Kernkraut. Com apresentação da diretora de Expansão do Planetree Internacional e head de acesso da ARCA, Carla Behr, o videocast detalha o processo que levou o HIA a obter a Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

“O Planetree veio para organizar, sair da subjetividade e conseguir traçar um planejamento para que a instituição atue efetivamente centrada na pessoa, no paciente. Para isso, a estratégia da organização precisa estar alinhada ao que acontece na beira do leito”, ensina Ana Kernkraut. Nascida em 1978, nos EUA, a metodologia Planetree propõe mudanças positivas nas organizações, visando colocar o paciente não só no centro do cuidado, mas como parte do time.

No HIAE, por exemplo, existem seis Conselhos Consultivos de Pacientes e Familiares que trabalham conjuntamente com colaboradores da instituição na identificação de melhorias. “Essa iniciativa teve início há 15 anos no hospital. Todos os integrantes são voluntários e, nesse período, houve ganhos e muito amadurecimento”. O HIAE é sede do Escritório Planetree Brasil, responsável por disseminar e treinar instituições de saúde interessadas em implementar o Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

Quer conhecer mais sobre o Planetree? Clique aqui

Grupos Técnicos

O SindHosp possui alguns Grupos Técnicos (GTs) que podem ajudar instituições que desejam se aprofundar no tema a se organizarem para que possam aderir à metodologia Planetree. Os interessados podem participar dos GTs de Qualidade Assistencial, Gestão de Pessoas, Segurança e Saúde Ocupacional, entre outros.

Clique aqui, conheça e participe dos GTs do SindHosp!

 

Assista a entrevista na íntegra

 

Avanços na experiência do paciente no Brasil Read More »

Menos impostos, mais saúde financeira para a sua clínica

“Nada é mais certo do que a vida e os impostos”. A frase de autoria de um dos líderes da Revolução Americana, Benjamin Franklin, foi usada pelo gerente de Relações Institucionais e Governamentais do SindHosp, Inaldo Leitão, na abertura de mais um Papo da Saúde realizado durante a Hospitalar 2025, que traz como tema “Menos impostos, mais saúde financeira para a sua clínica”. O convidado deste novo episódio é o advogado tributarista e sócio da KR Law, André Pinguer Kalonki.

Questionado sobre qual o melhor regime tributário para as clínicas, o entrevistado lembra que não existe receita pronta, que cada clínica tem a sua especificidade. “Apenas após analisar o faturamento, lucratividade, folha de salários e as atividades é possível chegar ao melhor regime para a empresa, entre o Simples, o lucro presumido ou lucro real. Algumas atividades não podem ser enquadradas no Simples. Por isso, geralmente, o regime mais utilizado pelas clínicas é o de lucro presumido”, afirmou André Kalonki.

O tributarista frisou que, caso a clínica se encaixe como “serviços hospitalares”, é possível adotar um método específico de recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), que cai de 32% para 8%, e também da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com redução de 32% para 12%. “Já temos jurisprudências com entendimento pacificado sobre isso, mas as empresas precisam atender a todas as nomas dos órgãos reguladores”, enfatiza o advogado.

O primeiro passo a ser adotado pela clínica interessada na redução de impostos deve ser procurar a contabilidade da empresa. “Caso o contador informe que a empresa não se adequa às exigências, o gestor pode procurar um advogado tributarista especializado em saúde que analisará as atividades da empresa e dará a orientação adequada”.

 

GT Gestão Financeira

Entre os Grupos Técnicos (GTs) existentes no SindHosp, há um destinado à Gestão Financeira. Seu objetivo é o de desenvolver debates e estudos para avaliar e identificar oportunidades para melhorar a gestão financeira das instituições e garantir a sustentabilidade das empresas.

Clique aqui e conheça todos os GTs oferecidos pelo SindHosp, seus objetivos e participe!

 

Assista a entrevista na íntegra

Menos impostos, mais saúde financeira para a sua clínica Read More »

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top