Santa Paula conquista certificação JCI para programa de AVCi

Hospital é o 3º na América Latina a ser acreditado neste tipo de atendimento

Compartilhar artigo

O Hospital Santa Paula acaba de conquistar a certificação da Joint Commission International (JCI) para seu programa de cuidados aos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). O hospital é o terceiro na América Latina e o 15° no mundo a receber esta importante certificação.
 
O AVC isquêmico é uma das principais causas de mortalidade e incapacitação no Brasil. Segundo estatísticas mundiais, uma a cada seis pessoas será vitimada por essa patologia em alguma fase da vida.
 
A precocidade diagnóstica e o início das medidas terapêuticas do AVCi são fatores de extrema relevância para o sucesso do tratamento e redução das sequelas neurológicas. Por essa razão, é importante que o atendimento seja realizado dentro de um período de no máximo 4,5 horas após o início dos sintomas. Este é o período ideal para que possa ser instituída a terapia adequada para dissolução ou remoção do coágulo (trombo) responsável pela obstrução da artéria cerebral em questão.
 
No último ano, 117 pacientes deram entrada no Hospital Santa Paula com suspeita de AVC. Desses, 70% foram confirmados. Entretanto, somente 20% chegaram em tempo hábil para serem submetidos a terapêutica ideal, visando a dissolução do trombo.
 
De acordo com George Schahin, presidente do Hospital Santa Paula, para se obter o selo de acreditação é necessário cumprir os padrões internacionais de desempenho exigidos pela JCI. O critério de certificação é muito minucioso e leva em consideração aproximadamente 150 itens de mensuração, abrangendo desde o diagnóstico, tratamento multidisciplinar, segurança do paciente, educação aos pacientes e familiares, cuidados para reabilitação entre outros.
 
A certificação da JCI é a validação de um programa de excelência no atendimento a pacientes admitidos no Hospital Santa Paula com suspeita de AVCi. O hospital conta com uma unidade de terapia intensiva (UTI) neurológica e equipe multidisciplinar especializada para adequada assistência em todas as fases do tratamento. 
 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top