A FEHOESP conduziu, ao longo de 2014, um grupo técnico que teve por objetivo discutir as normas para transporte de material biológico humano estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A câmara técnica criada pela Federação contou com representantes da própria Anvisa, de sociedades científicas e profissionais da área de transporte em laboratórios clínicos.
Como resultado, as discussões do grupo trouxeram importantes contribuições para ajudar a regular o setor, reunidas agora em uma publicação que acabou de ser lançada pela agência.
O “Manual de Vigilância Sanitária sobre o Transporte de Material Biológico Humano para Fins e Diagnóstico Clínico” já está disponível, e detalha regras sobre classificação, embalagem, rotulagem e procedimentos regulatórios para o transporte de material biológico. O objetivo é garantir a integridade do material transportado e a segurança dos profissionais envolvidos no processo.
O texto deverá contribuir para que os serviços laboratoriais cumpram os requisitos definidos pela legislação brasileira. Também irá auxiliar na atividade dos agentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que passam a contar com mais uma referência técnica para o desempenho das funções relacionadas ao risco sanitário.
Acesse aqui o manual da Anvisa para transporte de material biológico