Compliance em saúde é tema de evento em SP

Encontro reuniu representantes do setor no Beneficência Portuguesa

Compartilhar artigo

Fundamentos de Compliance, Código de Ética e Políticas Corporativas foram discutidos na 1ª Semana de Ética e Compliance da Beneficência Portuguesa de São Paulo, com a presença de executvos e fornecedores da cadeia da Saúde. O encontro foi aberto pela gerente executiva de Auditoria e Controles Internos da instituição, Florence Monteiro, lembrando que a BP tem Código de Conduta há oito anos – relançado em abril do ano passado com um Canal Confidencial com atendimento telefônico, caixa postal, e-mail e administrado por uma empresa independente. Recentemente a BP lançou a Política de Ética Corporativa.
 
Uma pesquisa realizada no início do evento mostrou que 92% dos fornecedores presentes possuem Código de Ética em suas empresas e que 97% consideram a companhia onde trabalham ética. Porém, a porcentagem caiu pela metade quando avaliaram a reputação da concorrência.
 
A primeira palestrante do evento foi a diretora executiva do Ética Saúde, Claudia Scarpim. Ela apresentou a estrutura de Governança do Ética Saúde e esclareceu a autonomia do Instituto, que hoje tem personalidade jurídica própria e participação ativa de integrantes de diversos segmentos do setor de saúde.
 
A diretora ressaltou que as empresas associadas optaram por trabalhar sob um conjunto de regras claras e transparentes – para prevenir e controlar todas as formas de corrupção/suborno -, apresentou os mais recentes números do Canal de Denúncias e informou que, assim como na Beneficência Portuguesa, ele é administrado de forma independente e por uma empresa externa.
 
Foram palestrantes também, da 1ª Semana de Ética e Compliance da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o presidente da Johnson & Johnson Medical Devices, Márcio Coelho que ressaltou, entre outras coisas, a importância da ética individual dos colaboradores da empresa e o credo da companhia, e o presidente do Conselho de Administração da ANAHP, Francisco Balestrin que informou sobre a dedicação da Associação ao tema ética neste ano que será o tópico central do CONAHP, em novembro. Ao final a CEO da BP, Denise Soares de Souza, mediou um debate que ampliou as discussões sobre Ética e Compliance.
 
O Ética Saúde surgiu em junho de 2015 com o Acordo Setorial – Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos para autorregular o mercado. Uma iniciativa do Instituto Ethos e da ABRAIDI, logo se tornou um marco na saúde. No início de 2016, o Ética Saúde passou a ter personalidade jurídica e virou um Instituto. A entidade busca garantir a segurança do paciente por meio de uma conduta ética entre paciente e médico em um ambiente de concorrência justa e transparente e seus canais de comunicação são o site www.eticasaude.com.br e o telefone 0800-741-0015.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top