Inovação nos processos de transformação do setor

Como novas tecnologias estão melhorando a saúde ao redor do mundo

Compartilhar artigo

Em comemoração ao Dia do Hospital, celebrado em 2 de julho, a FEHOESP promoveu o evento "Transformando a inovação em prática", com o objetivo de apresentar exemplos de sucesso em empresas inovadoras, com soluções econômicas e financeiras, oferecendo alternativas para dinamizar o setor da saúde de forma mais inteligente. Luiz Fernando Ferrari Neto, vice-presidente do SINDHOSP e diretor da FEHOESP, deu as boas-vindas aos participantes. Segundo ele, "a inovação vai promover uma diferenciação na assistência e melhorar a interação entre médicos e pacientes".

Para Carlos Ballarati, diretor executivo da I9Med Diagnósticos Laboratoriais Rápidos, a inovação já apresenta diversas mudanças no setor da saúde ao redor do mundo. “Muitas coisas estão mudando na saúde e em uma velocidade assustadora. São novas tecnologias, nanotecnologias, genética, só como exemplo. Hoje também utilizamos melhor os dados gerados e conseguimos transformá-los em informações preciosas que impactam todos os aspectos da medicina”.

Pedro Alvarez, diretor comercial da Z Life Care, afirmou que atualmente a capacidade de processamento de dados é impressionante. "O pensamento digital é mais do que urgente. A evolução tem acontecido de modo exponencial e até 2050 os computadores serão capazes de pensar como um cérebro humano", explicou. Ele mostrou como sua plataforma pode auxiliar no planejamento, acompanhamento e controle dos atendimentos remotos. A startup brasileira já conta com 16 milhões de usuários em 190 países e reduz em até 90% o tempo médio para obtenção de dados.

Jamil Ribeiro Cade, fundador e CEO da W3 Care, mostrou uma solução de suporte, comunicação e gestão para vítimas de traumas. Ele apresentou a solução Teletrauma, plataforma criada para atendimento do politrauma que pode ser acessada por hospitais, clínicas, centros de emergência, ambulâncias e todo corpo médico. “Baseados em sete tipos de traumas geramos um algoritmo para tomada de decisões nas ambulâncias, assim o paciente pode ser encaminhado para o centro hospitalar adequado. Com isso reduzimos custos hospitalares e deslocamentos desnecessários. O aplicativo permite ao corpo médico saber tudo o que acontece no processo em tempo real, como por exemplo, a quantidade de pacientes atendidos, mapa de calor do trauma e seus desfechos”.

Abordando a “Gestão do Ciclo da Receita na Saúde”, Hélio Franqui, diretor da área de Sucesso do Cliente, da Avatar Soluções, defendeu que é importante e primordial conferir as regras de negócios dentro dos estabelecimentos. “Todo hospital deveria acompanhar seus resultados e fazer integração de suas áreas, isso é fundamental. Porém, muito difícil de fazer. É necessário identificar prazos vencidos, fazer automatização dos processos de conferência de itens hospitalares e, entre outras medidas, criar padrões de cobrança para itens interdependentes relacionados aos procedimentos médicos”. 

Durante a palestra “Tecnologia aplicada aos processos – Como seu faturamento pode gerar eficiência e controles para tomada de decisões”, Fabio Monsanto, CEO da Tradimus, abordou o faturamento automatizado de processos com convênios. 

Para ele, por meio da ágil obtenção de dados é possível melhorar processos e executar planos de ação. “Com dados baseados em 127 operadoras e 15 milhões de contas foram gerados 250 mil arquivos e eles demonstraram que 45% das operadoras fazem demonstrativos de custos em PDF. Fazemos a estratificação e análise desses dados e, com um banco de informações, conseguimos ter um tempo de retorno com maior eficiência para as empresas”. A Tradimus firmou parceria com a FEHOESP para oferecer aos representados da entidade100% de automação da baixa e estratificação dos demonstrativos, até 98% do faturamento conciliado, rapidez na análise de glosas, redução de até dez vezes do tempo médio de recurso e melhoria dos indicadores financeiros das empresas. Há preços especiais para associados dos Sindicatos filiados.

 

Por Ana Paula Barbulho e Eleni Trindade
Fotos: Gerson Areias

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top