Acompanhando as demandas do mercado, após o enfrentamento da pandemia de Covid-19, e os desafios apresentados para controlar as infecções causadas por ela, doença até então desconhecida, a Unilever PRO lança os primeiros produtos de limpeza profissional da nova linha MedCare, que estreia a empresa no setor da saúde.
O coquetel e jantar de lançamento aconteceram em 25 de outubro, no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, situado na capital de São Paulo, e contou com o apoio institucional do SindHosp.
A grande fabricante de produtos de limpeza profissionais, com reconhecimento global, decidiu iniciar a marca MedCare no Brasil, devido ao crescimento do mercado e ao espírito empreendedor do brasileiro. Em 2023, os planos são expandi-la, exportando para América Latina e outras regiões do mundo.
Guilherme Machado, diretor de marketing e novos negócios da companhia, compartilhou com os presentes os propósitos da MedCare. “Esse projeto visa a democratização do uso de produtos profissionais nas empresas de saúde. Não queríamos apenas vender e sim melhorar o negócio, reduzindo os custos com produtos e aumentando a produtividade. Isso em um mercado dominado por produtos de varejo ou commodities. Há 362 mil estabelecimento de saúde no país, porém, apenas 5% desse número usam produtos de limpeza profissionais, a nossa meta é chegar a 100 mil estabelecimentos, até 2025. O propósito da Unilever é desenvolver esse mercado”.
Segundo o profissional, durante o desenvolvimento da marca, aspectos visuais foram submetidos à análise de profissionais da saúde; a fim de encontrar uma identidade visual que “conversasse” com o seguimento e transmitisse segurança, confiança e limpeza. A simplicidade foi uma das características foco, devido à complexidade do mercado.
Produtos da linha MedCare
Foram lançados os seguintes produtos:
- MedCare desinfetante hospitalar pronto uso (500ml);
- MedCare gel higienizante para as mãos (800ml);
- MedCare sabonete líquido refil (300ml);
- MedCare Desinfetante Hospitalar Concentrado 5L.
Todos à venda no e-commerce da Unilever Pro. Em breve, também serão encontrados nos atacarejos do Brasil.
Testes MedCare
O Hospital Sírio-Libanês foi o grande parceiro de testes e garantia de eficácia dos itens, utilizando-os amplamente em suas dependências, pelo período de 6 meses. Fernando Ganem, chief medical officer do Hospital Sírio-Libanês, contou sobre a otimização de processos que acompanharam os testes, com medidas de alto impacto na instituição, no que concerne ao cuidado e prevenção de infecções; muitas delas de conscientização interna e, até mesmo, do próprio paciente. “Apesar de todas as evoluções com a tecnologia, o cuidado dos patronos faz toda a diferença, como cultura e higiene das mãos”, disse.
Presenças
Empresas parceiras e entidades de classe compareceram para acompanhar os diálogos e lançamento oficial da linha. Revezaram o palco, Marcelo Costa, vice-presidente Home Care Unilever; Cesar Gesteira, gerente de Customer Marketing Unilever PRO; Guilherme Machado, diretor de marketing e novos negócios Unilever PRO; Christian Tudesco, superintendente de Marketing do Hospital Sírio-Libanês; e o CEO do SindHosp, Ricardo Bachert.
Além dos experts Fernando Ganem, chief medical officer do Hospital Sírio-Libanês, e David Uip, médico infectologista, reitor licenciado do Centro Universitário FMABC e secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo, que falaram sobre as novas pesquisas e panorama das infecções na saúde.
Para atualizações da saúde, novas convenções coletivas de trabalho e orientações do SindHosp, veja a aba ‘Notícias’ e siga o sindicato nas redes sociais.