SindHosp, FESAÚDE-SP e KPMG lançam e-book sobre uso de dados e IA na saúde

O SindHosp e a Fesaúde-SP se uniram a uma das mais conceituadas empresas de auditoria e consultoria do mundo, a KPMG, para a elaborar o e-book “Uso de Dados e a Inteligência Artificial (IA) na Saúde”. Lançado no Fórum Saúde & Gestão durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados, o Conahp 2024, que aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o trabalho traz uma visão ampla sobre o uso atual da inteligência artificial no setor da saúde no Brasil, após uma pesquisa inédita, e mostra como ela vem auxiliando nos processos administrativos e também na jornada do paciente. Para baixar o e-book, clique aqui.

Transformação digital

“Estamos falando de uma ferramenta que tem o poder de transformar a maneira como os serviços são prestados em todos os níveis assistenciais, o jeito de promover saúde e prevenir doenças, de melhorar as operações das organizações e de engajar o paciente como responsável principal pela sua saúde”, enfatizou Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE-SP e do SindHosp.

Larissa Eloi, diretora executiva da FESAÚDE-SP e do SindHosp, lembrou no lançamento do e-book que a IA já faz parte do nosso dia a dia. “Ela não é o futuro… é o presente. Está, por exemplo, no reconhecimento facial dos nossos smartphones e na interação com assistentes virtuais, como a Alexa. Muitas instituições de saúde já utilizam a IA com benefícios diretos para a gestão e os pacientes. Essa publicação irá proporcionar às empresas que ainda não introduziram a IA maior conhecimento sobre o tema e, para aquelas que já estão fazendo uso dela, um aprofundamento dos seus benefícios para a assistência e demais operações na saúde”, pontuo Eloi. “A ideia é que possamos fazer juntos essa transformação acontece”.

Parceria sólida

Leonardo Giusti, sócio-líder do segmento de Saúde da KPMG no Brasil, ressaltou que este é o primeiro estudo qualitativo e quantitativo sobre o tema no país. “Este e-book mapeia oportunidades e desafios da IA dentro de uma visão integrada do ecossistema da saúde. Identificar necessidades de uso, como fazer com que a jornada assistencial fique mais fluida, assim como aumentar a eficácia e a eficiência, são alguns dos objetivos”, afirmou Giusti. Segundo ele, o mundo todo está discutindo o assunto simultaneamente. “Esse e-book vem para contribuir com essa discussão. A IA é uma tecnologia real, tangível e acessível que irá transformar vários modelos, inclusive na saúde. Haverá um redesenho de papéis e forças”, acredita.

Para a elaboração do conteúdo, a KPMG realizou abordagens qualitativas com profissionais cuidadosamente escolhidos, pertencentes a todo o ecossistema do setor e que atuam tanto no setor público quanto no privado. Além disso, aplicou pesquisas quantitativas junto a empresas e/ou profissionais filiadas a diversas entidades, incluindo a FESAÚDE-SP, o SindHosp, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a Instituto Coalizão Saúde (Icos), o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS) e a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas).

Os capítulos

O e-book tem um capítulo específico sobre transformação digital, que oferece uma visão abrangente sobre o assunto, abordando conceitos fundamentais, a cronologia de sua evolução e os elementos essenciais para sua implementação. Também explora como os dados e a arquitetura tecnológica são cruciais para uma transformação digital bem-sucedida. Outro capítulo, sobre regulamentação, apresenta o panorama regulatório atual e os desafios enfrentados pelas instituições de saúde para cumprir com essas regulamentações. São exploradas, também, iniciativas de regulamentação em diferentes países e regiões, destacando as implicações para o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas na saúde.

O uso da IA na jornada assistencial também tem destaque no e-book. São analisados os benefícios da IA para a precisão diagnóstica, personalização do tratamento e monitoramento contínuo. Exemplos práticos e relatos de experiências de instituições que já utilizam IA em suas práticas assistenciais serão incluídos para ilustrar esses benefícios. Por fim, a publicação aborda as vantagens do uso da IA para as operações na saúde. O material propõe uma discussão sobre as melhorias na eficiência operacional, otimização de processos administrativos e clínicos, além de casos de usos específicos, como a automação de tarefas repetitivas e a análise preditiva para a gestão de recursos.