A transformação que a tecnologia impõe à gestão da saúde foi tema de workshop

O SindEduca, plataforma de educação do SindHosp, realizou em 8 de agosto o workshop “Como a tecnologia pode transformar a gestão da saúde?”. O evento, que foi híbrido e acompanhado por cerca de cem participantes, contou com a participação do médico, CEO e co-founder do Medportal, empresa de tecnologia voltada à educação em saúde, Thiago Constancio. “Um dos grandes desafios dos gestores, atualmente, é encontrar o equilíbrio entre a tecnologia e a transformação das pessoas que colaboram com a organização. Por isso, capacitar e treinar a equipe é fundamental em um processo constante de inovação”, afirmou a diretora Executiva do Sindicato, Larissa Eloi, na abertura do evento.

A Medportal atende, atualmente, a milhares de profissionais da saúde. Dados da empresa, com base em 300 clientes de todo o país, mostram que a plataforma reduziu em 70% os treinamentos presenciais e está contribuindo para que cada profissional consuma oito vezes mais conteúdo. “Quem se beneficia diretamente com isso são os pacientes, que estão no centro da assistência e do sistema de saúde”, afirma Thiago Constancio. Segundo ele, não vivemos um tempo de mudanças, mas a mudança do tempo. “A nossa percepção dos acontecimentos é linear, mas o futuro é exponencial, é agora”.

Na visão do CEO da Medportal, aplicativos e sites de inteligência artificial, como o ChatGPT, trazem uma revolução não só tecnológica, mas intelectual e cognitiva também. “No Brasil, as novas tecnologias mudarão a forma como prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde atuam. Viveremos um novo paradigma de mudanças contínuas. Ondas disruptivas continuarão a incomodar e os gestores da saúde serão obrigados a se antecipar ao futuro”, acredita Constancio, lembrando que a tecnologia é apontada como o fator mais relevante para a entrega de valor ao paciente.

A rapidez com que as inovações são incorporadas e os novos desafios tecnológicos impõem aos líderes o desenvolvimento de habilidades como honestidade, boa comunicação, criatividade, confiança, compromisso, atitude positiva, sintonia com as pessoas, delegação, intuição e capacidade de inspirar. O líder digital é um facilitador, um aprendiz que está constantemente conectado, é visionário, criador de futuro, eficiente, guiado por dados e criativo. “As organizações mais inteligentes se preparam para o futuro, não esperam ele chegar. O líder digital precisa estar atento a isso”, ensina o CEO da Medportal.

Entre as tendências para o setor da saúde, o palestrante elencou o espelhamento digital em tempo real dos dados vitais do cidadão (digital twin), maior foco na prevenção e no autocuidado, telemedicina ainda mais conectada, novas startups e aplicativos voltados à saúde da mulher (femtechs) e o compartilhamento de informações em saúde (open health). “O SindEduca vem ao encontro de todas essas necessidades, ao capacitar e desenvolver a força de trabalho dos estabelecimentos de saúde”, enfatiza Constancio.

Clique aqui e acesse agora o SindEduca.

Debate

Durante o debate, a diretora Executiva do SindHosp, Larissa Eloi, lembrou que na população paulista apenas 13% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram experiência com a telemedicina. O dado é fruto da pesquisa de opinião pública “Mapa do Acesso da Saúde de São Paulo”, realizada pelo Sindicato em parceria com o Instituto Qualibest. “Como vencer o desafio do acesso olhando também para a realidade dos hospitais, clínicas e laboratórios de diferentes portes e complexidades?”, questionou Eloi. Thiago Constancio reconhece as dificuldades de infraestrutura existentes no país e foi categórico ao afirmar que “só conseguiremos gerar um impacto positivo real na vida das pessoas quando os usuários do SUS tiverem mais acesso à internet e às novas tecnologias”. Segundo o CEO, a Medportal tem um sonho: que todo paciente receba o melhor cuidado pelo profissional mais bem capacitado.

Se quiser conhecer a íntegra da pesquisa Mapa do Acesso da Saúde de São Paulo clique aqui

Sobre os benefícios que o compartilhamento de dados pode trazer para a gestão das organizações de saúde, Constancio admite que temos um longo caminho a percorrer para que os dados estejam 100% seguros. “O potencial, porém, é imenso. Isso pode beneficiar muita gente”. Outra questão levantada pelo público é se a empresa deve desenvolver uma solução caseira ou procurar sistemas junto a alguma empresa de tecnologia. “O mercado já atende de 90% a 95% das necessidades dos estabelecimentos de saúde. A minha experiência profissional mostra que sistemas próprios levam a perda de tempo e de recursos. A orientação é que o gestor busque empresas parceiras, afinal, também é função da tecnologia aproximar pessoas”.

Por fim, Larissa Eloi perguntou ao CEO da Medportal como saber a hora certa de requalificar a força de trabalho. “Gestores e profissionais precisam estar abertos a mudanças, dispostos a se reinventar e aprender diariamente. Instituições inteligentes investem no aperfeiçoamento profissional contínuo”, finalizou Thiago Constancio.

Próximo evento

Com o tema “Cibersegurança: desafios e soluções para a área da saúde”, o próximo workshop do SindEduca acontece no dia 17 de agosto, das 9h às 12h, de forma híbrida. O evento terá as participações do líder de Resposta a Incidentes na VipRede, Diogo Manfré; do sócio e chief Security Officer (CSO) da VipRede, Guilherme Iglesias; do diretor de Enterprise na Kaspersky Brasil, Carlos Baleeiro; e do diretor Executivo de Tecnologia da Informação (TI) da Kora Saúde, Alex Julian. O presidente do SindHosp fará a abertura do evento, que terá a moderação da diretora Executiva, Larissa Eloi.

Garanta já a sua participação! Clique aqui e faça sua inscrição